Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Segundo a Unesco quase 25% dos países proíbem o uso de celulares nas escolas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na Inglaterra, várias escolas proibiram o celular. Em uma delas, uma pesquisa revelou que 20% dos alunos relataram bem menos distração três meses depois.

Segundo a Unesco, quase 25% dos países proibiram o uso de celulares nas escolas.

Há muito tempo que países europeus se preocupam com os efeitos do celular nas escolas. A Itália foi uma das nações pioneiras nessa experiência de proibir o seu uso. Em 2007, baniu das salas de aula a presença dos aparelhos, que só eram permitidos para uso pedagógico. Em 2024, o governo italiano proibiu de vez os celulares nas salas de aula em qualquer circunstância.

Uma região do sul da Alemanha, a Baviera, fechou as portas dos colégios para os celulares ainda em 2006. Nas outras partes da Alemanha, cada escola é livre para decidir.

Foto: Leone Iglesias/AT

Na França, desde 2018, uma medida nacional baniu celulares em escolas públicas para alunos até 15 anos, incluindo os intervalos. E, em 2025, os alunos deverão deixar os celulares na entrada. E a Suécia também está preparando novas leis sobre o assunto.

Na Inglaterra, várias escolas proibiram o celular. Em uma delas, uma pesquisa revelou que 20% dos alunos relataram bem menos distração três meses depois. Os resultados positivos apareceram não só no aprendizado, mas também na interação entre os alunos. Maria, de 13 anos, ressaltou que agora tem outros interesses e está muito menos grudada na tela.

“Acho que para o funcionamento cognitivo é muito positivo”, disse o professor.

Voltar às escolas com as mochilas cheias de livros. Foi o que fez uma pequena cidade da Finlândia, a 70 km da capital Helsinque, depois de uma década de uso de computadores e tablets. Preocupados com o impacto das telas eletrônicas no aprendizado e na saúde das crianças, os professores e pais decidiram voltar à caneta e ao papel nas escolas de Riihimäki.

A professora de inglês Maija Kaunonen diz que está feliz com a mudança:

“Não sou contra os materiais digitais, que uso há muitos anos. Mas, com os livros, os jovens se concentram mais durante as aulas”, afirma.

“Escrever pode ser um pouco cansativo, mas eu aprendo mais fácil”, disse o aluno da oitava série.
A pesquisadora Miriam Rahali, do Departamento de Mídia e Comunicação da London School of Economics, estuda o assunto há muito tempo. Ela defende que, para baixar a ansiedade e as preocupações de estudantes, pais e administradores das escolas, faz sentido banir o uso do celular até que haja um plano que inclua a alfabetização digital e que permita maior vigilância sobre o uso.

Se ainda não existe um procedimento único dos 27 países do bloco europeu para o tema, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, promete criar uma política europeia contra o uso de celulares nas salas de aula.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado Dr. Marcus Vinícius discute investimento de R$ 15 milhões para o Parque Empresarial de Floriano

O parlamentar se reuniu com a secretária da SDE, Janaima Marques, para tratar da execução da primeira fase do...

Van Damme é acusado de ter relações sexuais com mulheres vítimas de tráfico humano

Ator belga se tornou alvo de investigação na Romênia após supostamente manter relações sexuais com cinco modelos traficadas e...

Plataforma Made in Piauí é lançada para conectar produtores piauienses ao mercado digital

Além do marketplace, o programa também traz uma inovação com a criação do Selo de Origem Made In Piauí,...

Dados da Quaest mostram desgaste de Lula com 62% contra nova candidatura

Apenas 35% dos entrevistados manifestaram apoio a uma nova candidatura do petista. Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira...
spot_img

Preso homem de 31 anos que “namorava” adolescente de 13 anos em Manoel Emídio

A mãe da vítima denunciou o caso à polícia em fevereiro deste ano. Um homem de 31 anos foi preso...

Georgiano Neto rebate críticas sobre ausências na ALEPI e mira Câmara Federal em 2026

Deputado mais votado da história do Piauí defende trabalho "fora do plenário" e confirma pré-candidatura ao Congresso; polêmica com...
spot_img

Posts Recomendados