Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Selo Unicef é lançado no Piauí e governador Rafael Fonteles convoca prefeituras a aderirem ao programa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre 2019 e 2023, o estado registrou uma queda de 67% no abandono escolar e 134 municípios bateram as metas de rematrícula por meio da estratégia de Busca Ativa Escolar.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (28), no Palácio de Karnak, do lançamento da nova edição do Selo Unicef (2025–2028), que visa fortalecer políticas públicas de educação, saúde e assistência social voltadas para crianças e adolescentes. O gestor reforçou a importância da iniciativa e fez um apelo para que todos os prefeitos do Piauí façam a adesão ao programa.

O lançamento contou com a presença  do secretário da Saúde, Antônio Luiz; do secretário da Educação, Washington Bandeira; da secretária da Assistência Social, Regina Sousa; da coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles; e da chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o Piauí e Maranhão, Ofélia Silva. A adesão dos municípios pode ser feita até o dia 9 de junho.

Rafael Fonteles destacou a importância do programa. “É uma iniciativa importante desse órgão global ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir direitos às nossas crianças e adolescentes. Então, é muito importante que os prefeitos façam a adesão, porque o Unicef irá orientar as melhores práticas e as melhores políticas públicas para garantir direitos para nossas crianças e adolescentes”, afirmou o gestor.

Para a chefe do escritório do Unicef para o Piauí e Maranhão, Ofélia Silva, o selo trabalha de forma sustentável uma transformação nas políticas públicas voltadas para os jovens. “O Selo Unicef entrega continuamente uma transformação bastante planejada e estruturante das políticas públicas. São crianças com mais tempo na escola, crianças vacinadas, é uma ampliação da capacidade das políticas públicas de saúde, de educação, de assistência social, chegando até a populações que são muito vulneráveis”, destacou a representante.

A primeira-dama do Estado e coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, reforçou o papel fundamental dos municípios no sucesso da iniciativa. “O pacto atua com ações prioritárias nas áreas de saúde, educação e assistência social para as crianças que estão na primeira infância. Então, apoiamos essa parceria com o Unicef e sabemos da importância da colaboração dos municípios para execução da política pública na primeira infância e melhoria dos indicadores nessas áreas prioritárias”, pontuou a gestora.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, também garantiu apoio à mobilização para adesão ao selo. “A APPM vai fazer todo o esforço possível para que todos os prefeitos do Piauí possam aderir ao Selo Unicef. Sabemos que os indicadores podem melhorar bastante com a adesão de todos os municípios do estado. Iremos fazer essa campanha de incentivo com o Governo do Estado e acreditamos que teremos um saldo positivo”, disse o prefeito.

Avanços do Piauí

O Piauí já apresenta avanços expressivos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Entre 2019 e 2023, o estado registrou uma queda de 67% no abandono escolar e 134 municípios bateram as metas de rematrícula por meio da estratégia de Busca Ativa Escolar. Além disso, 107 municípios criaram programas de estágio e trabalho para jovens, 117 implementaram a Lei da Escuta Protegida e 118 garantiram estrutura mínima para funcionamento dos Conselhos Tutelares.

Na área da saúde, a cobertura da vacina tríplice viral D2 cresceu 25,8% e 120 municípios aderiram à Busca Ativa Vacinal. Também houve avanços na saúde mental, com 139 municípios implementando fluxos de atenção, e na assistência social, com 182 municípios ofertando serviços nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Ainda, 124 municípios elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento infantil.

A adesão ao selo já está aberta e pode ser feita, de forma gratuita e totalmente online, até o dia 9 de junho, no site www.selounicef.org.br/adesao.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seis municípios do Piauí aparecem em ranking de maiores temperaturas do Brasil em 24h

Seis municípios do Piauí aparecem no ranking de maiores temperaturas nas últimas 24h no Brasil. A cidade de Alvorada...

Guadalupe intensifica vacinação contra gripe e HPV neste sábado, com todas as UBS em funcionamento até as 17h

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 17 de maio,...

PRF apreende carga com iPhones, iPad e perfumes em ônibus no Piauí

A ocorrência foi registrada por volta das 19h20 por equipe da Unidade Operacional de Piripiri Durante fiscalização de rotina realizada...

Pesquisa revela que Júlio César ocupa a primeira posição em Teresina como o deputado federal com a melhor avaliação

O levantamento destaca o reconhecimento da população à atuação do deputado, que ocupa a primeira colocação entre os representantes...
spot_img

Casamento entre mulheres cresce 5,9% e é recorde, aponta IBGE

O dado faz parte do levantamento Estatísticas de Registro Civil. No ano de 2023, houve 7 mil registros de casamento...

Tadalafila aumenta o tempo da ereção e o tamanho do pênis? Veja mitos e verdades sobre os efeitos do medicamento

Tadalafila vira moda entre jovens, mas médicos alertam para riscos: sem indicação, pode criar dependência e causar disfunção. A venda...
spot_img

Posts Recomendados