Semar do Piauí divulga municípios que conquistaram o Selo Ambiental 2022; Guadalupe confirma Selo “A”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A cidade administrada pela prefeita Neidinha Lima confirmou o que já havia sido divulgado anteriormente por reportagem do Portal Cidade, em primeira mão, ainda no mês de dezembro 2022. O município é Selo A do ICMS Ecológico, o maior nível das classificações.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou a classificação atualizada dos  municípios piauienses certificados com o Selo Ambiental 2022, uma iniciativa da Semar que promove ações ambientais em todo o estado. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 31 de janeiro. Com a certificação, as cidades obtêm adesão ao ICMS Ecológico, que tem por princípio premiar e compensar os municípios que investem e trabalham na proteção ao meio ambiente e recursos naturais, conforme a lei nº 5.813/2008.

Prefeita Neidinha Lima Foto: Arquivo Portal Cidade Luz – ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Ao Portal Cidade Luz, Neidinha falou da alegria na conquista e parabenizou o apoio de todos os envolvidos neste trabalho, e disse que isso é mais um exemplo de compromisso real com a cidade.

ICMS Ecológico

È um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores àquelas a que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.

Secretária Amanda Miranda Foto: Arquivo Portal Cidade Luz

“O Selo Ambiental consiste em uma importante ferramenta de aperfeiçoamento das políticas públicas ambientais, na relação estado-município”, afirma o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. Ao longo de 2023, vamos aperfeiçoar esse modelo para dar mais efetividade ao processo de classificação e torná-lo mais adequado à realidade das cidades piauienses”, conclui o gestor.

Em 2022, 192 municípios se inscreveram no edital, o que representa um aumento  de 17% no número de inscrições em comparação à edição anterior, quando 164 cidades foram inscritas. O número de municípios certificados também avançou, em números proporcionais e absolutos: foi de 78, em 2021, para 181 no último ano. O aumento na quantidade de municípios contemplados foi de 132%. Do total de inscritos em 2022, 94,2% foram certificados.

Para a certificação dos municípios, foram consideradas as informações relativas ao ano imediatamente anterior ao da apuração – 2021 – até o último dia útil legal de postulação. A classificação é dividida nas categorias A, B e C, de acordo com o cumprimento de, pelo menos, seis dos nove critérios estabelecidos no edital. No Selo Ambiental categoria A, se enquadram os municípios que atendem, no mínimo, seis critérios de elegibilidade; na categoria B, estão aqueles que cumprem, pelo menos, quatro critérios de elegibilidade; e na categoria C, pelo menos, três critérios. As regras são estabelecidas pelo decreto estadual nº 14.861/2012.

Os nove critérios estabelecidos, divididos em itens específicos, são: gerenciamento de resíduos sólidos; educação ambiental; redução do índice de desmatamento; redução do risco de queimadas, conservação do solo, da água e da biodiversidade; proteção de mananciais de abastecimento público; identificação e mitigação das fontes de poluição; controle de edificações irregulares; unidades de conservação ambiental; legislação sobre a política municipal de meio ambiente.

A auditoria de certificação é de responsabilidade exclusiva da Semar, conduzida pela Comissão de Avaliação de Desempenho Ambiental (Cadam), que é composta por auditores fiscais ambientais. Renato Nogueira, coordenador da comissão, destaca que essa edição do Selo Ambiental passou por pequenas modificações, com o fim de tornar o processo mais objetivo e eficiente.

Confira abaixo a relação dos municípios contemplados:

Relação de municípios contemplados

Com informações do Cidadeverde.com – Portal Cidade Luz

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rodovia da Soja: obras do DER avançam e cronograma de execução chega a 50%

As obras integram o plano de continuidade das ações de melhorias promovidas em toda a malha do Cerrado piauiense. A...

Decisão judicial suspende pesquisa em Oeiras que associa Lula e Bolsonaro a pré-candidatos locais

A decisão foi assinada pelo Rafael Mendes Palludo, da 5ª Zona Eleitoral. O juiz Rafael Mendes Palludo, da 5ª Zona...

TRE Piauí disponibilizará mais de 10 mil urnas eletrônicas nas eleições 2024

As novas urnas substituíram os modelos mais antigos, modelos de fabricação de 2009 a 2011. O Tribunal Regional Eleitoral do...

Operação contra tráfico de drogas no litoral do Piauí cumpre 90 mandados em 5 estados

Um pré-candidato a vereador não identificado é apontado como um dos alvos da ação. Mais uma operação para combater o...
spot_img

Gabigol afirma que fica no Flamengo até dezembro e pede fim de ‘mentiras’

O atacante cravou que fica no clube até dezembro, mas não explicou se ainda pode renovar ou se de...

IBGE mostra que setor de serviços ficou estável após dois meses seguidos de alta

Indicador se encontra 12,7% acima do nível pré-pandemia e 0,9% abaixo de dezembro de 2022, o ponto mais alto...
spot_img

Posts Recomendados