Volume pode chegar a 100 mm por dia e aumenta risco de deslizamentos e descargas elétricas em mais de 140 municípios da região sul do estado.
POR LEÔNIDAS AMORIM – COLUNISTA DO PCL
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) divulgou um alerta para fortes chuvas que devem atingir cerca de 142 municípios do Sul do estado até sábado (22). Entre as cidades com previsão de maior intensidade de precipitação estão Guadalupe, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Corrente.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, a tendência é que o Sul do Piauí registre os volumes mais elevados de chuva, enquanto as regiões Centro-Norte e Norte devem enfrentar apenas pancadas isoladas, de menor impacto. Em algumas localidades, o volume diário pode alcançar até 100 milímetros, elevando o risco de deslizamentos, especialmente em áreas já saturadas pela água. A especialista alerta ainda que chuvas intensas de até 60 milímetros em curto intervalo de tempo podem causar transtornos, como alagamentos e descargas elétricas.
A Semarh recomenda que os moradores de Floriano e das demais cidades sob alerta fiquem atentos às recomendações, já que o potencial de ocorrência de eventos adversos aumenta em áreas vulneráveis. Apesar de o aviso abranger 185 cidades, incluindo Teresina, as chuvas mais severas são esperadas para o Sul do estado, conforme destacou o órgão ambiental.







