Em uma cerimônia emocionante realizada no Centro de Treinamento da FETAG, o Senar Piauí celebrou a formatura de 77 alunos da Rede e-Tec, dos polos de Corrente, Pio IX, Teresina e Parnaíba. Os formandos dos cursos Técnico em Agronegócio, Zootecnia e Fruticultura, agora, estão prontos para impulsionar o agronegócio no estado.

A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e tutores, além de autoridades importantes para o setor: Diego da Paz Carvalho, Superintendente do SENAR Piauí; Mairla Portela, Gerente de Educação Formal; Filemon José Francisco de Sousa Nogueira Paranaguá, Prefeito Municipal de Corrente e Presidente do Sindicato Rural de Corrente; Luís Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Patrícia Rocha, Gerente Administrativa e Financeira, Sílvio Brito, Gerente da Assistência Técnica e Gerencial-ATeGe os produtores rurais Ricardo Salomão Aboud e Rossana Aboud.
Os cursos técnicos da Rede e-Tec representam um avanço significativo na missão do Senar de promover educação profissional de qualidade para a população do meio rural. Ao integrar a Rede e-Tec em 2015, o sistema ampliou a oferta de serviços educacionais, formando profissionais especializados na produção pecuária e na cadeia produtiva da fruticultura, aptos a atuar em diversos segmentos da agropecuária brasileira.
A emoção e o sentimento de realização marcaram a cerimônia. Francisco Façanha, formando em Zootecnia, expressou sua gratidão. “É uma sensação de gratidão de ter feito parte dessa história do Senar e de poder ter agregado conhecimento às minhas outras formações”.
Lucas Souza, tutor, destacou a importância da prática nos cursos. “A parte principal, ao meu ver, é a questão da prática. Como o próprio lema diz: aprender a fazer, fazendo”.
Diego da Paz, superintendente do Senar Piauí, ressaltou o papel dos novos técnicos no desenvolvimento do estado. “Estamos entregando para o mercado de trabalho 77 técnicos. É um momento em que o agronegócio vem crescendo, e nossos técnicos estão capacitados para desenvolver a agropecuária no nosso estado”.

Luís Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pio IX, enfatizou a importância da preparação dos técnicos. “A preparação dos técnicos é de extrema necessidade, por entender que o conhecimento é o que existe de mais importante para agregar valores e desenvolver melhor as atividades agrícolas que desenvolvemos”.
Mairla Portela, gerente de Educação Formal, celebrou a marca de mais de 300 alunos formados pelo Senar Piauí. “A cada ano, aprimoramos e melhoramos os cursos, sempre focando na prática para prepará-los para o mercado de trabalho”. A formação de técnicos qualificados é fundamental para impulsionar a economia do Piauí, especialmente no setor do agronegócio. Os cursos oferecidos pelo Senar Piauí.
Confira as imagens




