O evento acontece no auditório da regional, em Teresina, e está sendo ministrado por Leilane Oliveira, assessora técnica do Senar Central
O Senar Piauí deu início, nesta semana, à capacitação dos técnicos em enfermagem que atuarão no Programa Saúde no Campo, uma iniciativa pioneira que está sendo implantada como projeto piloto em 15 municípios do estado.

A proposta do Programa é inovadora: promover a saúde, prevenir doenças e realizar diagnósticos precoces por meio de visitas domiciliares nas propriedades rurais, beneficiando produtores, familiares e empregados assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Caso necessário, os atendimentos também contarão com o suporte da telemedicina.
Durante a abertura da capacitação, o superintendente do Senar Piauí, Diego da Paz, deu as boas-vindas aos novos técnicos e destacou a importância do projeto. “Estamos iniciando uma nova etapa no nosso trabalho com o homem do campo, unindo a assistência técnica à promoção da saúde, com olhar preventivo e educativo.”

Para a coordenadora do programa no Piauí, Lívia Alencar, a capacitação tem um papel fundamental na preparação da equipe. “Visa aprimorar o desempenho dos colaboradores e melhorar o atendimento nas propriedades. Teremos ações educativas, tele saúde, além de aferição de pressão, testes de glicemia, acompanhamento nutricional e apoio na saúde bucal”.

A metodologia aplicada no programa é semelhante à da ATeG, com foco em educação e saúde. Segundo a assessora técnica Leilane Oliveira, o objetivo é garantir um atendimento de qualidade e personalizado. “Nossa proposta é atender até 30 propriedades por técnico, com foco no cuidado contínuo, na prevenção e no bem-estar das famílias do campo.”