Serra da Capivara inicia projeto para mel receber indicação geográfica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Indicação Geográfica (IG) é um instrumento de reconhecimento da origem geográfica de um produto ou serviço.

Produtores de mel da Serra da Capivara, no Piauí, estão em busca de reconhecimento do produto como uma Indicação Geográfica. Para isso, foi lançado nesta semana o projeto IG para o mel produzido no Território Serra da Capivara.

O processo para o reconhecimento será elaborado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Ao final, a expectativa é beneficiar mais de 3 mil apicultores na região, entre eles, 150 produtores da Cooperativa Mel do Sertão. O lançamento do projeto ocorreu no auditório do IFPI, em São Raimundo Nonato.

A ação é resultado de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Educação (MEC) e conta com o apoio dos institutos federais de São Paulo e Espírito Santo e do Sebrae Nacional, que vão disponibilizar recurso e capacitação técnica para auxiliar os produtores no desenvolvimento de projetos exigidos para o registro de uma IG.

Segundo a diretora do Departamento de Programa Territoriais Rurais do Mapa, Adriana Melo, a parceria vai fomentar atividades de pesquisa, extensão e de estímulo ao empreendedorismo e à inovação nos territórios. “Esse projeto vai contribuir significativamente para o desenvolvimento dos territórios atendidos pelo AgroNordeste e que possuem produtos regionais diferenciados, como acontece com o mel da Serra da Capivara”.

Para a coordenadora de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuário do Mapa, Débora Santiago, a estruturação de uma IG tem o potencial de organizar a cadeia produtiva, promover o associativismo, o cooperativismo e a agregação de valor aos produtos, movimentando também outros setores da economia local, como o turismo e a gastronomia, gerando aumento na renda dos produtores.

De acordo com IFPI, a apicultura no Território de Desenvolvimento da Serra da Capivara (TDSC) é uma atividade estratégica para o desenvolvimento territorial e convivência com o semiárido. Na microrregião de São Raimundo Nonato, o mel é um dos produtos que movimenta a economia local, sendo principal fonte de renda em diversas comunidades.

O estado do Piauí foi o terceiro maior produtor de mel do país em 2020, com 5,7 mil toneladas, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE.

A Indicação Geográfica (IG) é um instrumento de reconhecimento da origem geográfica de um produto ou serviço. Por isso, é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, que detêm valor intrínseco, identidade própria, o que os distingue dos similares disponíveis no mercado.

Com informações de Francy Teixeira/MN

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados