O sertanejo vai bem, obrigado, e consegue isso com o agronejo, a facção recente da turma que assimila um pouco do pop e do funk.
A música sertaneja fecha o ano de 2023 com uma nova rainha, Ana Castela, consolidando uma temporada de destaques femininos, e apontando para 2024 a manutenção de sua condição de gênero mais tocado no Brasil.
A dominação já foi maior, como na década passada, quando por dois anos seguidos 96 das 100 músicas mais tocadas no país eram de aristas sertanejos. Hoje, com várias listas de plataformas digitais diferentes distribuindo a percepção do sucesso, o sertanejo ainda lidera, alcançando mais de 80% das canções favoritas do público

Mas é quando se olha para o topo das listas mais importantes que é possível entender a resistência do fenômeno. No Spotify, considerada em consenso pala crítica a aferição mais relevante de sucesso musical no Brasil de hoje, as cinco canções mais tocadas de 2023 são sertanejas. E, mais do que isso, são gravadas por sertanejas.
“Nosso Quadro”, de Ana Castela, que saiu em fevereiro, é a música do ano, mas arrasta com ela mais sete gravações com participação da cantora no top 100. Apenas seu sucesso em lançamentos individuais já seria impressionante, mas, com apenas 20 anos, a estrela se transformou em objeto de desejo de todos os seus colegas.
A simples citação “feat. Ana Castela” transforma imediatamente qualquer canção em potencial hit nacional. Na lista das cinco mais tocadas da temporada, ela aparece mais uma vez, em quarto lugar, com “Bombonzinho”, gravada com Israel & Rodolffo.
Ana atravessou o ano com dois hits individuais fortes, “Nosso Quadro” e “Solteiro Forçado”, turbinados com a estratégia de lançar seu álbum “Boiadeiro Internacional” em três partes, jogada comercial que entra também nas inovações da jovem cantora. A cada grupo de canções novas que o mercado recebia, as faixas ficavam emboladas no topo da parada.
Curioso é perceber que, antes, a impressão era de que Ana Castela aproveitava as parcerias para ganhar popularidade. Rapidamente, isso se inverteu. Hoje, estar com ela é o que dá novo empurrão na carreira dos outros. E quem quer se aproximar dela é a elite do sertanejo pop, como Luan Santana e Gusttavo Lima. Ana contribui até para aumentar os números da carreira do namorado, Gustavo Mioto.
De volta às canções mais tocadas do ano no Spotify, o pódio é feminino. Depois de “Nosso Quadro”, as duas colocações a seguir estão com “Leão”, de Marília Mendonça, em mais uma prova da perenidade da maior cantora e compositora sertaneja, e “Erro Gostoso”, de Simone Mendes. E este terceiro lugar tem muita história para contar.
A trajetória de Simone em 2023 é pura resiliência. Ela tratou de lamber as feridas da separação da irmã Simaria e lançou no início do ano seu primeiro DVD solo, que teve uma acolhida enorme entre seus fãs. O sucesso de “Erro Gostoso” é uma volta por cima inquestionável.
A canção ganhou várias votações de fim de temporada, inclusive o Prêmio Multishow na categoria Sertanejo e como melhor música de 2023 na festa da Globo, no programa de Luciano Huck.
Por Thales de Menezes – Colaboração para Splash, de São Paulo