Serviços da Agespisa serão encerrados e Águas do Piauí assumirá 100% a gestão no final de julho, diz secretário

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A empresa Águas do Piauí, vencedora do leilão de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, vai assumir 100% os serviços no final de julho deste ano. O secretário Estadual de Administração, Samuel Nascimento, informou que agora em maio a empresa inicia o processo de gestão dos serviços, após o processo de transição.

Fotos: Renato Andrade

“Neste mês de maio deve iniciar a operação da concessionária em alguns municípios e no final de julho a gente já deve ter 100% da transição concluída e a concessionária atuando em todos os municípios”, disse o secretário.

No processo de transição, a Agespisa anunciou o Programa de Afastamento Incentivado (PAI) e conseguiu a adesão de mais de 500 servidores da Agespisa, dos 890 existentes. Desses, 300 permanecem na empresa. No entanto, cerca de 100 funcionários, a direção da Agespisa pediu para que eles permaneçam por exercerem atividades essenciais até a nova empresa assumir totalmente a Agespisa.

Para os servidores, aposentados ou não, que se desligaram voluntariamente, o PAI garantiu todos os direitos trabalhistas e, ainda, vários benefícios como a manutenção do plano de saúde, inclusive para os seus dependentes legais.

O secretário explicou os próximos passos com aquisição total do controle da empresa.

“Após a transição para a concessionária, os serviços da Agespisa serão encerrados e a empresa encerrará suas atividades. Com qualquer encerramento, os trabalhadores dessa empresa passarão por esse processo de desligamento ao final do funcionamento da empresa”, disse.

Samuel Nascimento informou que o governo dialoga com a empresa para aproveitar parte dos servidores e terceirizados.

“Solicitamos a concessionária para que fizesse esse recrutamento como foi feito na época da Águas de Teresinha, absorvendo uma grande quantidade, principalmente os terceirizados, mas também aqueles servidores que são do próprio quadro de carteira assinada, de CLT, que também poderão passar pelo processo de recrutamento da Águas do Piauí”, disse.

Na Agespisa, atuam cerca de 2 mil servidores terceirizados.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados