Sesapi amplia Linha de Cuidado de Infarto e AVC para 19 municípios piauienses

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o sucesso da iniciativa, o programa foi ampliado para 19 municípios, incluindo cidades-polo e regiões mais distantes.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou a ampliação da Linha de Cuidado de Infarto e AVC, que agora alcança 19 municípios piauienses. A iniciativa tem contribuído significativamente para a redução das mortes por doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de óbito no Brasil.

De acordo com o coordenador das Linhas de Cuidado de Infarto e AVC da Sesapi, Dr. Benoni Carvalho, o estado tem obtido resultados expressivos desde a implantação do programa.

Sesapi amplia Linha de Cuidado de Infarto e AVC para 19 municípios piauienses

“São cerca de 500 mil mortes no Brasil todos os anos em decorrência de doenças cardiovasculares, sendo o infarto e o AVC as principais causas. Diante disso, o Piauí desenvolveu a linha de cuidado do infarto e do AVC, e temos alcançado resultados surpreendentes”, destacou o médico.

Inicialmente, o projeto contemplava as cidades de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Floriano, Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato — com o uso do trombolítico em casos de AVC isquêmico e suporte técnico especializado via telemedicina. Agora, o serviço também está disponível em Oeiras, Bom Jesus, Esperantina, Corrente, São João do Piauí, Simplício Mendes, Uruçuí, Canto do Buruti, Demerval Lobão, Elesbão Veloso, Amarante, Barras.

Com o sucesso da iniciativa, o programa foi ampliado para 19 municípios, incluindo cidades-polo e regiões mais distantes, como Corrente e Uruçuí. A telemedicina garante que os médicos dessas localidades tenham o suporte de neurologistas disponíveis 24 horas, assegurando diagnósticos mais precisos e tratamentos mais rápidos para pacientes com suspeita de infarto ou AVC.

“Essa expansão tem sido essencial para salvar vidas. O médico que está em uma cidade menor não fica mais sem apoio técnico, o que reduz o tempo de atendimento e aumenta as chances de recuperação do paciente”, explicou Telmo Mesquita, diretor da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi.

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, o Piauí registrou a maior redução percentual de mortes por AVC do país, e, somando os casos de AVC e infarto, lidera o ranking nacional, com uma queda aproximada de 29% na mortalidade. “Esses indicadores comprovam o sucesso do trabalho desenvolvido aqui no estado”, concluiu o coordenador.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe inicia ciclo de formaturas do ABC 2025 com alunos das escolas Alexandrino Mousinho e Raimundo Nonato de Santana

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite...

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...
spot_img

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...

Governo do Piauí lança edital de concurso da saúde com 1.646 vagas e salários de até R$ 12,3 mil

Edital oferece vagas para níveis médio, técnico e superior, com inscrições entre 11 de dezembro e 15 de janeiro...
spot_img

Posts Recomendados