Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sesapi confirma três casos de varíola dos macacos no Piauí e investiga 26

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um dos casos é de uma pessoa de São Paulo que veio passar férias em Teresina.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou, na tarde desta quarta-feira (17), mais dois casos de Monkeypox que estavam em investigação, totalizando três casos positivos no estado, sendo que um deles é de uma pessoa de São Paulo e deve ser registrado no estado de origem. Os novos casos confirmados são referentes a dois homens, sendo um deles residente em Teresina e o outro em São Paulo, mas que estava passando férias na capital piauiense.

Sesapi confirma três casos de varíola dos macacos no Piauí e investiga 26

Com esses novos resultados, o Piauí passa a contabilizar seis casos descartados, dois casos positivos, um caso provável e mais 26 casos em investigação. As amostras que ainda seguem em investigação estão em análise no laboratório de referência do estado na Fiocruz.  

Segundo o relatório da coordenação de epidemiologia da Sesapi, 17 municípios, de norte a sul do estado, já notificaram casos suspeitos, sendo Teresina e Parnaíba os municípios com maior número de registros até o momento. O Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí(Cievs) segue acompanhando e monitorando todos os casos suspeitos notificados.

“Nós verificamos algumas informações baseadas nos dados de casos suspeitos notificados aqui no estado. Primeiramente, a maioria dos casos suspeitos estão em pessoas do sexo feminino, 21 casos. Além disso, quando olhamos a faixa etária, possuímos casos suspeitos em diversos grupos, mas 60% dos casos notificados estão na faixa etária de 15 a 39 anos “, fala a coordenadora do Cievs, Amélia Costa.

Segundo ela,  com a confirmação dos novos casos é de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas da doença, e procurar os serviços de saúde do município caso a pessoa comece a detectar sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo. “ Esses são os principais sintomas observados da doença nos casos já confirmados pelo mundo”, destaca Amélia. Ao mesmo tempo, caso seja confirmada a infecção, é essencial seguir o período de isolamento recomendado de 20 dias”, diz a coordenadora.

A epidemiologista destaca ainda que é essencial que todos os 224 municípios fiquem atentos a questão dos vínculos epidemiológicos.
“As vigilâncias dos municípios precisam acompanhar os casos suspeitos e confirmados, além de verificar constantemente os contatos que essas pessoas tiveram, além de viagens e visitas realizadas,  para que as medidas epidemiológicas adequadas sejam adotadas, buscando evitar o aumento de casos. Além disso, é preciso que a população continue adotando as medidas higiênico sanitárias já aprendidas durante a pandemia, evitar aglomeração, higiene pessoal, uso de máscara são modos de prevenir mais casos dentro do estado”, disse a coordenadora.

Com informações da Sesapi

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Saiba como será o julgamento no STF de Bolsonaro e mais 7 por trama golpista

Primeira Turma do STF vai decidir se Bolsonaro e aliados acusados de tramar um golpe de Estado em 2022...

INMET aponta que 27 municípios do Piauí ficam em alerta por fortes chuvas e ventos

Segundo o instituto, a precipitação pode variar entre 20 e 30 mm/h, chegando a 50 mm/dia, com ventos de...

Concurso 3470 da Lotofácil: aposta acerta as 15 dezenas e leva mais de R$ 6 milhões

Sorteio ocorreu nesta sexta-feira (15). Uma aposta acertou os 15 números. Estimativa do prêmio do próximo concurso, que será...

Prefeito aponta avanços no abastecimento de água em Guadalupe e prevê solução definitiva para o problema

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, se reuniu na tarde desta sexta-feira, 15...
spot_img

MP abre investigação sobre contrato sem licitação assinado pelo prefeito de Bertolínia

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) instaurou procedimento para investigar a...

Governo Federal decreta emergência em Pavussu após incêndios na cidade

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta sexta-feira (15)...
spot_img

Posts Recomendados