Sesapi define plano emergencial para combater surto de Chikungunya e dengue nos municípios afetados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Estaremos levando nossas equipes até estas cidades que estão silenciosas com relação aos dados para poder entender as dificuldades e auxiliá-lo, o que nos proporcionará um diagnóstico mais fiel da realidade das arboviroses em nosso estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) definiu um plano emergencial para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que está provocando um surto de dengue e Chikungunya no estado. 

Técnicos da Sesapi se reuniram com o Conselho de Secretário Municipais de Saúde (Cosems) para elaborar um plano de contingência. 

O Piauí teve um aumento de mais de 480% dos casos de dengue, se comparado com o mesmo período de 2021. Neste ano já foram registradas duas mortes na cidade de Teresina.

Além da dengue, o Piauí também está registrando um aumento nos casos de Chikungunya que aumentaram em 3.009,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o boletim da 13ª Semana Epidemiológica de 2022. 

Foto: Sesapi

Durante a reunião foram estabelecidas algumas medidas, que deverão ser adotadas pelos municípios e a Sesapi, como o objetivo de reduzir os casos, como: borrifação de locais com o alto índice de infestação do mosquito, o monitoramento in loco dos municípios que estão sem atualização dos dados no sistema, ajuste junto aos profissionais de saúde com relação ao diagnóstico/seguimentos das doenças e atualização do plano de contingência 2022/2023.

“Estaremos levando nossas equipes até estas cidades que estão silenciosas com relação aos dados para poder entender as dificuldades e auxiliá-lo, o que nos proporcionará um diagnóstico mais fiel da realidade das arboviroses em nosso estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Segundo a Sesapi, todos os dados sobre os casos são extraídos através do sistema de informação do Ministério da Saúde que é alimentado pelos municípios. A atualização desses dados é importante para se saber o número real de casos e as ações que devem ser implementadas.

“Todos os nossos veículos utilizados como carro fumacê estão funcionando e à disposição das cidades, que fazem a solicitação e atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as regionais também contam com o produto químico que ajuda a disseminar a larva, mas para a disponibilização precisamos está com os dados de cada município atualizado no sistema”, explicou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios Herlon Guimarães.

Existe uma preocupação não só em relação aos casos, mas também as complicações decorrentes dessas doenças que estão sendo registradas, como problemas no fígado. 

“O que nossas equipes de vigilância epidemiológica estão observando também é uma mudança na sintomatologia dos pacientes infectados pelo mosquito, entre elas estão alterações nos exames que monitoram o funcionamento do fígado. Atentos a essa situação já informamos ao Ministério da Saúde, para início das investigações”, disse a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

Casos de dengue e Chikungunya

De janeiro a abril deste ano o Piauí registrou 1.780 casos de dengue e 279 pessoas foram contaminadas pelo vírus da Chikungunya.

As cidades com os maiores número de casos de dengue estão Teresina (424), Campo Maior (227), São Pedro do Piauí (197), Curimatá (166) e Piracuruca (107). 

Já os cinco municípios com maior incidência, levando em consideração a quantidade de casos  a cada 100 mil habitantes são: Curimatá, São Pedro do Piauí, Antônio Almeida, Santa Filomena e Novo Santo Antônio.

Com relação à febre chikungunya as cidades com maior incidência para 100 mil habitantes são: São Pedro, Oeiras, São Julião, Curralinhos, Alagoinhas do Piauí e Simplício Mendes.

Do Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar por tentativa de golpe’ e avalia vetar redução de pena

Lula decidirá sobre o projeto de lei da dosimetria, mas já reforça que Bolsonaro 'tem que pagar pela tentativa...

Júlio César amplia articulação política e reafirma compromisso com o Piauí em busca do Senado em 2026

Deputado busca superar resistências internas na base governista enquanto Georgiano Neto atua para pacificar aliados e fortalecer o grupo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar’ por trama golpista e que ainda não decidiu sobre veto à dosimetria

Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro O presidente...

“Ninguém vai escolher sozinho”, diz Wellington Dias sobre vice de Rafael Fonteles

O ministro Wellington Dias afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante solenidade ao lado do governador Rafael Fonteles, que a...
spot_img

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...

Prefeito Júnior Nato e presidente José Osmar destacam conquista histórica da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha, realizada nesta quarta-feira,...
spot_img

Posts Recomendados