Sesapi faz alerta sobre o aumento de casos de sífilis no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Foram contabilizados 6.172 casos de sífilis nos últimos 6 anos.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) alerta à população sobre a sua preocupação com o aumento de casos de sífilis no estado do Piauí. Segundo os dados divulgados no Boletim Epidemiológico da Sífilis 2024, foram contabilizados 6.172 casos de sífilis adquirida, 4.364 de sífilis em gestantes e 1.731 notificações de casos de sífilis congênitas nos últimos 6 anos.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), é prevenível, tratável e curável, causada pela bactéria treponema pallidum e pode apresentar diversas manifestações clínicas e diferentes estágios. Em gestantes, a sífilis pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. As informações foram extraídas das notificações compulsórias dos casos de sífilis adquirida, sífilis em gestante e sífilis congênita, obtidas por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Os dados revelam uma diminuição das notificações em 2020, por conta da redução do acesso ao diagnóstico devido à pandemia da Covid-19. “Apesar das ações implementadas para controle da doença no nosso estado, observa-se a tendência constante de persistência de casos. A partir da superação da crise pandêmica já se observa a retomada de aumento dos casos”, pontua Karina Amorim, coordenadora de IST da Sesapi.

Em 2020, foram 708 notificações de casos de sífilis adquirida, 781 de sífilis em gestantes e 253 de sífilis congênita, cenário semelhante aos dados parciais registrados em 2024. Apesar de ainda não estarem fechados no sistema, já são contabilizados 694 casos de sífilis adquirida, 508 de sífilis em gestantes e 189 de sífilis congênita.

A Sesapi acaba por reforça a importância de ações de prevenção para o controle da sífilis e interrupção da cadeia de transmissão, além da intensificação do diagnóstico e tratamento precoce oportuno como imprescindíveis para evitar a transmissão da doença.

“O uso do preservativo é a principal forma de prevenção e o teste rápido para diagnóstico está disponível nos Centros de Testagem e Acolhimento (CTAs) do estado. Além disso, a Sesapi chama atenção para a importância do tratamento adequado em gestantes, para prevenir a sífilis congênita”, enfatiza Karina Amorim.

A sífilis pode ser adquirida ou congênita. A sífilis adquirida pode ser transmitida de uma pessoa para a outra durante relações sexuais sem preservativo ou por transfusão de sangue. Já a transmissão da sífilis congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.

Sintomas

A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração. Caso apresente esses sintomas, se encaminhe para ao posto médico mais próximo para fazer a testagem e iniciar o tratamento.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados