Sesapi reforça importância da adesão da população à Campanha de Multivacinação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A iniciativa, que visa à atualização das vacinas de rotinas em crianças e adolescentes de até 15 anos, será realizada até o dia 14 de outubro.

A Secretaria da Saúde (Sesapi) reforça a importância de adesão da população à Campanha de Multivacinação, iniciada em todo o estado, nesse sábado (30). A iniciativa, que visa à atualização das vacinas de rotinas em crianças e adolescentes de até 15 anos, será realizada até o dia 14 de outubro.

“Algumas coberturas vacinais estão caindo em todo o país e no Piauí não é diferente. Por conta disso, precisamos que pais e responsáveis levem suas crianças e adolescentes aos postos de saúde dos municípios com o intuito de imunizá-las”, explica Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi.

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas às crianças de até sete anos (Seis anos, 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, hepatite B, penta, pólio inativada, pólio oral, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, hepatite A e varicela.

dcdec23e-082d-4d76-b231-89c9b1c4936e-730x548.jpg

Já para aquelas a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano (dT), meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.
Em relação às doses da vacina contra a Covid-19 e influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber.

WhatsApp-Image-2023-06-14-at-09.28.54.jpeg

Para preparar os municípios, a Sesapi realizou ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

Lançamento oficial será nesta terça (3) em Teresina e quarta-feira (4) em Alvorada do Gurgueia

O Governo do Piauí vai lançar oficialmente a campanha de multivacinação, nesta terça-feira (3), em Teresina, com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunização, o médico infectologista Éder Gatti. Na quarta-feira (4), o lançamento ocorrerá em Alvorada do Gurgueia.

Em Teresina, a programação inicia às 8h30, com uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, onde ocorrerá uma vacinação simbólica. Em seguida, a comitiva do PNI terá um encontro, às 10h, com gestores estaduais e municipais de Saúde no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). No turno da tarde, às 14h, a equipe visitará o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) e a Rede de Frio da Sesapi.

Em Alvorada do Gurgueia, a programação inicia às 9h com visita ao Centro de Saúde da Família. Em Seguida, às 10h, será a vez da Creche Municipal Delite Benvindo, onde ocorrerá vacinação simbólica. Encerrando a programação, um encontro às 11h com gestores municipais de Saúde da Chapada das Mangabeiras, onde será apresentado o Pacto pelas Crianças do Piauí pela primeira-dama Isabel Fonteles. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato da Silva.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...
spot_img

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...

Curso “Direito e Desenvolvimento” vai contribuir para a formulação de políticas sociais no país

Formação tem como objetivo apresentar ao público da advocacia pública e aos novos membros da Advocacia-Geral da União (AGU)...
spot_img

Posts Recomendados