Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Simone Pereira assume Cendfol com missão de ampliar políticas de prevenção e reinserção social no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A deputada estadual Simone Pereira (MDB) foi anunciada como a nova coordenadora-geral da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol). Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (12/02). Ela assume a função até então ocupada pelo também deputado estadual Tiago Vasconcelos (MDB), que retorna à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para exercer o mandato parlamentar.

Com vasta experiência na gestão pública e forte atuação em pautas sociais, Simone Pereira assume a Cendfol com a missão de fortalecer ações articuladas entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de entidades da sociedade civil, no enfrentamento às drogas e na promoção do lazer como ferramenta de inclusão e bem-estar social.

Primeira foto como coordenadora-geral na Cendfol

A Cendfol trabalha com a premissa de substituir a tradicional abordagem repressiva pela construção de uma cultura preventiva, focada no cuidado integral e humanizado das pessoas que desenvolvem problemas com o consumo abusivo de substâncias. A nova coordenadora reforça seu compromisso com a ampliação das políticas públicas voltadas para a prevenção, tratamento da dependência química e reinserção social.

“Assumo essa missão com muita responsabilidade e dedicação, pois sei da importância desse trabalho na vida das famílias piauienses. O desafio é grande, mas tenho convicção de que, com diálogo, transparência e parcerias estratégicas, poderemos avançar na implementação de políticas eficazes para o enfrentamento às drogas no nosso estado”, afirmou Simone Pereira.

A chegada de Simone Pereira à Cendfol marca uma nova fase para a instituição, com a expectativa de continuidade e fortalecimento das políticas já desenvolvidas, além da implementação de novas estratégias para consolidar a coordenadoria como um modelo de referência no estado.

Trajetória e experiência

Simone Pereira tem uma trajetória marcada pela defesa das políticas públicas e sociais. Assistente social formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pós-graduada em Gestão Pública, Simone possui mais de 30 anos de experiência na administração pública e já ocupou importantes cargos no Governo do Estado e na Prefeitura de Teresina.

Em 2010, assumiu como secretária executiva da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) de Teresina, hoje Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASP). Também foi secretária Estadual de Defesa Civil (2014), Coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL) e secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (SEAGRO), em dois períodos (2019 e 2021-2022). Antes disso, foi diretora do Centro Educacional Masculino (CEM) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além de ter participado da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Piauí.

Na política, foi candidata à vereadora de Teresina (2004 e 2008) e candidata à prefeita da capital em 2020. Em 2022, foi eleita primeira suplente de deputada estadual pelo MDB, com 27.102 votos. Assumiu o mandato em fevereiro de 2023 e, em janeiro de 2025, tornou-se deputada titular. Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e integrou diversas comissões importantes, como a Comissão de Constituição e Justiça e a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância.

Simone Pereira ganhou destaque nacional com a aprovação do Estatuto da Pessoa com Obesidade, sancionado no Piauí em 2023. Inspirada em sua trajetória pessoal de superação — tendo perdido 54 kg após pesar 130 kg — a deputada propôs a criação do estatuto, tornando-se referência no tema. Em setembro de 2023, a deputada Gabriella Aguiar (PSD-CE) apresentou a Lei Simone Pereira, que institui o Estatuto da Pessoa com Obesidade no Ceará, inspirada pela legislação pioneira de Simone.

Com ampla experiência e reconhecimento, Simone Pereira chega à Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) com o compromisso de fortalecer políticas públicas de prevenção e cuidado humanizado, consolidando a coordenadoria como referência no enfrentamento às drogas no Piauí.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Trump fala em “genocídio branco” em encontro com presidente da África do Sul e gera mal-estar

Presidente sul-africano negou acusações e rebateu vídeo exibido por Trump durante reunião na Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos,...

Partido Progressista tem contas de 2024 desaprovadas pelo TRE-PI por irregularidades na aplicação de recursos

Por Gleison Fernandes Em sessão judiciária ordinária por videoconferência realizada na tarde desta terça-feira (20/05) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a...

Netanyahu anuncia morte de chefe do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

Declaração foi dada nesta quarta-feira (21), durante entrevista coletiva, a primeira concedida pelo premiê israelense desde dezembro. O primeiro-ministro de...

CCJ do Senado aprova texto-base de PEC que extingue reeleição e unifica eleições a partir de 2034

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o texto-base de uma Proposta de Emenda à Constituição...
spot_img

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

Ministro católico e influenciador com milhões de seguidores critica o impacto das apostas online e promete colaborar com o...

Lula diz a aliados que disputará 2026: “Só perco para mim mesmo”

Interlocutores veem declaração como recado direto ao partido e aos adversários de centro-direita. A sucessão presidencial de 2026 já começa...
spot_img

Posts Recomendados