Sinal Vermelho: vítimas de violência doméstica no Piauí podem pedir ajuda em farmácias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As mulheres vítimas de violência doméstica agora podem buscar ajuda em farmácias do Piauí. Trata-se da campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de estimular as denúncias de agressão, que aumentaram durante o isolamento social.

No Piauí, a campanha nacional também conta com o apoio da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi). “Muitas vezes, a mulher que sofre violência tem medo e dificuldade de denunciar, e essa campanha busca romper com o ciclo de silêncio. Assim, as farmácias são grandes parceiras da iniciativa, pois são locais de fácil acesso e acolhedores para mulheres que sofrem violência e querem denunciar os abusos por meio do desenho de um ‘X’ na palma da mão”, frisa o presidente da Amapi, juiz Leonardo Brasileiro.

Foto: TV Globo/ Reprodução

A ideia da campanha Sinal Vermelho é incentivar a vítima a desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao atendente ou farmacêutico. A ação permitirá que a ajuda seja feita de maneira silenciosa e discreta pelo profissional da farmácia, que acionará a polícia para atendimento da mulher.

O presidente da Amapi, Leonardo Brasileiro, explica que balconistas e farmacêuticos não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar. “O papel do atendente será apenas de comunicar a polícia. Durante a pandemia, mesmo com as medidas de isolamento, as farmácias são locais que continuam a funcionar. Como o isolamento exige um tempo maior de convivência, muitas mulheres acabam tendo uma dificuldade de denunciar o agressor ou de buscar ajuda. Por meio da campanha, queremos estimular que essa mulher se sinta segura para pedir ajuda”, completa Brasileiro.

No Piauí, farmácias das redes Pague Menos, Globo e Drogasil já confirmaram participação na campanha Sinal Vermelho. Nas farmácias Pague Menos de Teresina, por exemplo, já foram colados cartazes para a divulgação da iniciativa.

Para saber mais sobre a campanha Sinal vermelho, basta acessar o site www.amb.com.br/sinalvermelho. No endereço eletrônico está disponibilizada a cartilha de orientação sobre a campanha para as mulheres e farmácias; a relação de farmácias que estão participando da iniciativa; e o termo de adesão à campanha.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...
spot_img

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...

Renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 das escolas estaduais do Piauí iniciam na segunda (25)

A informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, nesta sexta-feira (22). A renovação...
spot_img

Posts Recomendados