Sinal Vermelho: vítimas de violência doméstica no Piauí podem pedir ajuda em farmácias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As mulheres vítimas de violência doméstica agora podem buscar ajuda em farmácias do Piauí. Trata-se da campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de estimular as denúncias de agressão, que aumentaram durante o isolamento social.

No Piauí, a campanha nacional também conta com o apoio da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi). “Muitas vezes, a mulher que sofre violência tem medo e dificuldade de denunciar, e essa campanha busca romper com o ciclo de silêncio. Assim, as farmácias são grandes parceiras da iniciativa, pois são locais de fácil acesso e acolhedores para mulheres que sofrem violência e querem denunciar os abusos por meio do desenho de um ‘X’ na palma da mão”, frisa o presidente da Amapi, juiz Leonardo Brasileiro.

Foto: TV Globo/ Reprodução

A ideia da campanha Sinal Vermelho é incentivar a vítima a desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao atendente ou farmacêutico. A ação permitirá que a ajuda seja feita de maneira silenciosa e discreta pelo profissional da farmácia, que acionará a polícia para atendimento da mulher.

O presidente da Amapi, Leonardo Brasileiro, explica que balconistas e farmacêuticos não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar. “O papel do atendente será apenas de comunicar a polícia. Durante a pandemia, mesmo com as medidas de isolamento, as farmácias são locais que continuam a funcionar. Como o isolamento exige um tempo maior de convivência, muitas mulheres acabam tendo uma dificuldade de denunciar o agressor ou de buscar ajuda. Por meio da campanha, queremos estimular que essa mulher se sinta segura para pedir ajuda”, completa Brasileiro.

No Piauí, farmácias das redes Pague Menos, Globo e Drogasil já confirmaram participação na campanha Sinal Vermelho. Nas farmácias Pague Menos de Teresina, por exemplo, já foram colados cartazes para a divulgação da iniciativa.

Para saber mais sobre a campanha Sinal vermelho, basta acessar o site www.amb.com.br/sinalvermelho. No endereço eletrônico está disponibilizada a cartilha de orientação sobre a campanha para as mulheres e farmácias; a relação de farmácias que estão participando da iniciativa; e o termo de adesão à campanha.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

Inmet prevê volumes maiores que 90 mm para esta semana A última semana do verão e os primeiros dias de...

Justiça Eleitoral lança mobilização por alistamento de jovem eleitor

Data limite para tirar o título de eleitor é 8 de maio A Justiça Eleitoral lançou nesta segunda-feira (18) a...

CAPS para Elas: Ação de saúde homenageia mulheres de Floriano

Com o apoio dos profissionais e comunidade, foram realizadas apresentações, palestras e dinâmicas que contemplaram as usuárias do CAPS...

Silvio Mendes confirma Jeová Alencar como candidato a vice

Com o acordo o Republicanos será mais uma sigla a incorporar a coligação de Silvio Mendes, além de Progressistas...
spot_img

Presidente Lula reúne ministros após queda na popularidade

A expectativa é de que Lula cobre medidas para reaver a popularidade, como baixar preço de alimentos. O presidente da...

General Laércio Vergílio defende a prisão de Alexandre de Moraes

De acordo com o general, a ação era para restaurar a harmonia entre os Poderes. Em depoimento para a Polícia...
spot_img

Posts Recomendados