Sobe o número de mortes violentas e estupros de vulneráveis no Piauí, aponta Anuário de Segurança Pública

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os dados foram divulgados pelo 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública nessa terça-feira (28). Também houve o aumento no número de denúncias de estelionato e injúria racial.

O Piauí registrou um aumento de 10,3% mortes violentas, de 39,2% de roubos e furtos de celulares e de 17,7% de estupros de vulnerável entre 2020 e 2021, segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nessa terça-feira (28).

Foram registradas no estado, conforme o anuário, 782 mortes violentas intencionais em 2021. Em 2020, foram 707. Conforme adiantou o Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país no ano passado, ficando atrás somente do Amazonas e Amapá.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou em janeiro deste ano que os números de 2021 representam a maior quantidade de mortes violentas intencionais dos últimos sete anos.

O de mortes decorrentes de Intervenções policiais em serviço e fora de serviço também subiu: 29 para 34. Já os números de latrocínio e lesão corporal seguida de morte permaneceram praticamente os mesmos nos últimos dois anos.

Outros crimes como roubos e furtos de aparelhos celulares e estelionato também apresentaram um aumento. No estado, foram registrados 16.014 roubos e furtos de aparelhos celulares em 2020 e 19.279 em 2021. Já as denúncias de estelionato subiram de 9.437 para quase 13 mil.

Racismo e crimes contra LGBTQIA+

No estado, houve também o crescimento de denúncias de racismo e injúria racial de 2020 para 2021. Subiu de 195 para 244 o número de crimes de injúria racial e de 8 para 25 de crimes de racismo.

Em relação aos crimes contra a população LBGTQIA+, o número de lesão corporal dolosa diminuiu de 32, em 2020, para 12, em 2021. Em relação ao homicídio doloso cuja vítima seja LBGTQIA+, em 2021 foram 6 contra 2 registrados em 2020.

Violência contra a mulher e menores de idade

O número de feminicídios permaneceu praticamente o mesmo de 2020 para 2021. Contudo, foi notada uma alta no número de tentativas de feminicídio: 59 para 76. A taxa de medidas protetivas de urgência concedidas também subiu de 4.707 para 5.028, ou seja, um crescimento de 6,4%.

Sobre os estupros, no Piauí, foram registrados 719 estupros de vulnerável em 2020 e, no ano de 2021, 848, o que demonstra um aumento de quase 18%.

Com informações do G1 PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Dados do Sinesp mostram que quase 24 mil menores tiveram o desaparecimento registrado no país em 2025. Segundo dados do Sistema...

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...
spot_img

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...
spot_img

Posts Recomendados