Sobe para 15 o número de focos da peste suína confirmados no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) confirmou três novos focos de Peste Suína Clássica (PSC) no Estado do Piauí.

Os casos foram diagnosticados nos municípios de Brasileira e Milton Brandão. Ao todo, desde abril, o estado identificou 15 focos da doença.

A cidade com maior número de focos é Cabeceiras do Piauí, com 5, seguido de Murici dos Portelas (4), Brasileira (2), além de Domingos Mourão e Milton Brandão que registraram um caso respectivamente.

Segundo o Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (GEASE), da Adapi, as medidas para contenção dos focos e eliminação da doença seguem orientações rigorosas.

Ainda de acordo com a Adapi, já foram investigadas 77 suspeitas de PSC, das quais 22 não foram fundamentadas e 55 fundamentas. Dentre estas, 39 apresentaram diagnóstico negativo para PSC e uma está aguardando laudo laboratorial.

Peste Suína

A peste suína clássica é uma doença contagiosa entre os animais, mas que não afeta o ser humano. O consumo da carne supina está liberada desde que seja proveniente de um estabelecimento com serviço de inspeção aprovado e regularizado pelos órgãos competentes. 

Os principais sinais clínicos da PSC são mortalidade elevada, principalmente em suínos jovens, febre alta, conjuntivite, manchas pelo corpo, vômito e diarreia.

Ao identificar os sintomas, os criadores devem comunicar imediatamente à Adapi para que possa ser realizada uma investigação epidemiológica na propriedade.

 Hérlon Moraes
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Estado inaugura escritório da Investe Piauí no coração financeiro de São Paulo

A representação na capital paulista permite um ambiente de negócios favorável para o estado no Sudeste do Brasil. O governador...

Adriana Sá anuncia que vai percorrer comunidades de Landri Sales para ouvir a população e montar seu plano de governo

Durante entrevista na Rádio Cidade Luz ela informou que o cronograma completo das visitas às comunidades será divulgado em...

Senado começa a discutir aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

Intenção é oferecer benesses a cada cinco anos de serviço público; impacto aos cofres públicos é de R$ 42...

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

As siglas decidiram mover ações, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná. O Partido Liberal (PL) e a...
spot_img

TCU mantém condenação e ex-prefeita de Uruçuí tem que devolver R$ 188 mil aos cofres públicos

"PAGAMENTO DE DESPESAS NÃO COMPROVADAS" Os ministros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitaram o mérito...

Wellington Dias detalha o Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado pelo presidente Lula

Voltado para o público do Cadastro Único, eixo da iniciativa lançada nesta segunda-feira (22.04), no Palácio do Planalto, deve...
spot_img

Posts Recomendados