DestaquesSoja e milho impulsionam produção de grãos no Piauí,...

Soja e milho impulsionam produção de grãos no Piauí, diz IBGE

-

spot_img

O Piauí figura como o 11º maior produtor de grãos do Brasil e o 3º maior do Nordeste.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a produção de grãos no Piauí deve registrar uma nova marca histórica em 2021, alcançando 5,4 milhões de toneladas produzidas, o que representa um aumento de 10,4% com relação ao total de 2020, que foi de 4,9 milhões de toneladas. A soja e o milho são os principais responsáveis pelo crescimento da produção no Estado.

Segundo os dados do IBGE, a soja e o milho representam 95% da produção total de grãos do Piauí. A previsão do instituto é de que sejam produzidos um volume total de 2,7 milhões de toneladas de soja e o milho deve alcançar 2,4 milhões de toneladas.

O crescimento da produção de soja e milho se deve à expansão das áreas de cultivo, conforme explicou o supervisor de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí, Pedro Andrade. “Com o acentuado aumento de preços da soja e do milho, os agricultores aumentaram suas áreas, em 8,9% e 10,5%, respectivamente, em relação ao ano de 2020. Esse fator, associado à normalidade climática, proporcionou um incremento na produção de grãos na ordem de 10,4%”, comentou.

Milho safrinha

A produção de milho safrinha tem uma perspectiva de aumento de 244,5% da produção. De acordo com o supervisor, a justificativa para o crescimento expressivo está na expectativa de condições climáticas favoráveis na região do cerrado, com o aumento de áreas cultivadas e alta produtividade, tendo em vista as tecnologias utilizadas. Este ano, o volume de milho safrinha deve chegar a 493 mil toneladas, bem acima das 193 mil toneladas que foram produzidas em 2020.

Fava, feijão e arroz

Também devem contribuir para a nova marca histórica a fava, o feijão e o arroz, cujas expectativas de crescimento são de 12,2%, 12% e 3,1%, respectivamente. Já o sorgo tem previsão de queda de 45,4% na produção e o algodão herbáceo deve reduzir em 33% o volume produzido. Por representarem, juntos, menos de 1% do total da produção de grãos do Piauí, a redução do sorgo e do algodão herbáceo tem impactos mínimos no total produzido pelo estado.

11º maior produtor de grãos do Piauí

O Brasil também deve ter produção recorde em 2021, impulsionado pelo arroz, milho e soja, que representam 92,9% da produção de grãos do país. O volume deve chegar a 264,5 milhões de toneladas este ano, cerca de 4,1% acima das 254,1 milhões de toneladas obtidas em 2020. O Piauí figura como o 11º maior produtor de grãos do Brasil e o 3º maior do Nordeste, atrás apenas da Bahia e do Maranhão. Cerca de 2% da produção nacional de grãos é proveniente do Piauí.

Entre os estados que compõem a fronteira agrícola MATOPIBA, o Piauí deve ter o maior crescimento na produção de soja em 2021, com a expectativa de aumento de 12,2%. Atrás vêm Bahia e Maranhão, que devem crescer 8,4% e 3,7%, respectivamente. Apenas o Tocantins tem previsão de redução no volume de soja, da ordem de -6,3%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Irmão da primeira dama Michelle Bolsonaro tem cargo no Senado com salário de R$ 13,5 mil

O servidor Diego Torres Dourado, de 33 anos, irmão de Michelle Bolsonaro, foi nomeado no final de março para...

Prefeita Neidinha Lima anuncia a retomada de cirurgias eletivas no Hospital de Guadalupe

A prefeita Neidinha Lima anunciou a volta do conceituado médico Dr. Dílson Barbosa Gomes, com atendimentos em consultório e...

Governo Federal reconhece emergência em 34 cidades do Piauí por causa da seca

Agora, já são 51 as cidades piauienses com reconhecimento federal. A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em...

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Piauí morre vítima da covid

O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, Coronel Demetrius Rodrigues do Rêgo, lamentou a morte do bombeiro. Morreu na...
spot_img

Juliette é atração confirmada na live ‘Carvalheira e Xand Avião na Fogueira’

Se não bastasse a presença de nomes como Xand Avião, DJ Ivis, Nattan e Tato do Falamansa, a live...

Florentino Neto anuncia chegada de mais 97.640 doses de vacinas ao Piauí

O anúncio foi feito através das redes sociais. O Piauí deve receber doses da Pfizer, Coronavac e Janssen. O secretário...
spot_img

Posts Recomendados