Militar ficou desaparecido por 20 dias; ele aguarda recuperação para voltar ao Brasil
Um soldado brasileiro teve parte da perna amputada após pisar em uma mina terrestre, durante uma missão como voluntário na guerra entre Rússia e Ucrânia. O maranhense está internado, sem previsão de retorno ao Brasil. Ele chegou a ficar vinte dias desaparecido.

Rafael Paixão, de 26 anos, natural de Imperatriz, no Maranhão, se recupera da cirurgia que amputou parte de sua perna esquerda, na região abaixo do joelho. O soldado contou à família que precisou se arrastar por cerca de nove quilômetros, até conseguir ajuda.
Após o ocorrido, o militar conseguiu fazer uma chamada de vídeo para a família e explicou tudo. A mãe dele relatou como tudo aconteceu.
“Rafael chegou ao fim da missão e foi deslocado para buscar dois militares para fazer a rotação. Nesse intervalo, ele pisou numa mina borboleta e foi atingido. Ele foi operado, está hospitalizado, perdeu o pé esquerdo, perdeu um pouco do joelho para baixo, mas está estável, está vivo, né? Foi um milagre de Deus”, contou Neila Paixão, mãe do combatente.
Segundo o Itamaraty, desde o início da guerra, em 2022, mais de 100 brasileiros se voluntariaram para lutar no exército ucraniano. Atualmente, não há um número preciso de quantos brasileiros foram recrutados e estão nos campos de batalha.
SBT Brasil