STF decide por 8 a 3 ampliar responsabilização de rede social por conteúdo de usuário

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nunes Marques foi o último ministro a votar e defendeu que a responsabilização só ocorra após ordem judicial.

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (26) o julgamento sobre a responsabilização das plataformas digitais por conteúdos publicados por terceiros, com placar de 8 a 3 a favor do aumento das obrigações das big techs.

O ministro Kassio Nunes Marques foi o último a votar e defendeu que a responsabilização só ocorra após ordem judicial, alinhando-se à minoria que protege as empresas.

O debate central gira em torno do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que atualmente determina que as plataformas só devem ser responsabilizadas se descumprirem ordem judicial para remoção de conteúdo.

A maioria dos ministros entendeu que é necessário ampliar essa responsabilização para garantir maior controle sobre conteúdos ofensivos e ilegais, antecipando o momento das indenizações.

Kassio Nunes Marques destacou a importância da liberdade de expressão e alertou contra restrições prévias a esse direito fundamental. Para ele, o Congresso Nacional deveria ser o responsável por legislar sobre o tema, já que o STF está atuando diante da ausência de regulamentação específica pelo Legislativo.

O julgamento, que se estendeu por 11 sessões desde novembro do ano passado, contou com intensos debates sobre a amplitude das obrigações das plataformas e os casos em que devem ser responsabilizadas.

O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, reforçou que o tribunal aguardou um tempo razoável para que o Parlamento atuasse.

Agora, após a conclusão da votação, o STF deve aprovar a tese final que detalha a decisão, estabelecendo as regras que as plataformas digitais deverão seguir para a remoção de postagens ilegais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Bertolínia entrega óculos a crianças atendidas pela Carretinha da Saúde

A Prefeitura de Bertolínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de óculos infantis às crianças...

Motorista é preso com 26 kg de cocaína em fundo falso de carro na BR-316 no Sul do Piauí

Um homem foi preso em flagrante, suspeito de tráfico de drogas e adulteração de veículo Cerca de 26 quilos de...

Polícia Militar inicia operação especial de segurança para o Carnaval em todo o Piauí

A Polícia Militar do Piauí realiza, na próxima quinta-feira (12), o lançamento do reforço especial de segurança para o...

Flávio Bolsonaro, diferente do pai, foca na classe política e evita aproximação com militares

Senador também tem foco no convencimento do mercado financeiro, com pitadas de política internacional O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato...
spot_img

Lula negocia com partidos do centrão e mira vice do MDB para isolar Flávio Bolsonaro

Petista tenta afastar os principais partidos do centrão da candidatura de Flávio, mas tentativa de atrair o MDB é...

CNH poderá ser cassada sem aviso prévio em 2026; confira os motivos

A digitalização dos Detrans ampliou o controle sobre a CNH, fazendo com que erros burocráticos passem a gerar bloqueio...
spot_img

Posts Recomendados