STF decide por 8 a 3 ampliar responsabilização de rede social por conteúdo de usuário

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nunes Marques foi o último ministro a votar e defendeu que a responsabilização só ocorra após ordem judicial.

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (26) o julgamento sobre a responsabilização das plataformas digitais por conteúdos publicados por terceiros, com placar de 8 a 3 a favor do aumento das obrigações das big techs.

O ministro Kassio Nunes Marques foi o último a votar e defendeu que a responsabilização só ocorra após ordem judicial, alinhando-se à minoria que protege as empresas.

O debate central gira em torno do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que atualmente determina que as plataformas só devem ser responsabilizadas se descumprirem ordem judicial para remoção de conteúdo.

A maioria dos ministros entendeu que é necessário ampliar essa responsabilização para garantir maior controle sobre conteúdos ofensivos e ilegais, antecipando o momento das indenizações.

Kassio Nunes Marques destacou a importância da liberdade de expressão e alertou contra restrições prévias a esse direito fundamental. Para ele, o Congresso Nacional deveria ser o responsável por legislar sobre o tema, já que o STF está atuando diante da ausência de regulamentação específica pelo Legislativo.

O julgamento, que se estendeu por 11 sessões desde novembro do ano passado, contou com intensos debates sobre a amplitude das obrigações das plataformas e os casos em que devem ser responsabilizadas.

O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, reforçou que o tribunal aguardou um tempo razoável para que o Parlamento atuasse.

Agora, após a conclusão da votação, o STF deve aprovar a tese final que detalha a decisão, estabelecendo as regras que as plataformas digitais deverão seguir para a remoção de postagens ilegais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor do IFPI é afastado após exibir filme com classificação inadequada a alunos

Instituição abriu processo disciplinar e destacou que a prática fere as diretrizes pedagógicas; identidade do docente não foi revelada. Um...

CNH do Brasil: Piauí inicia inscrições para primeira habilitação; veja como se cadastrar

Interessados podem baixar o aplicativo, realizar a inscrição e dar andamento no processo em postos da capital e interior...

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...
spot_img

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

Posts Recomendados