STF envia notícia-crime contra Bolsonaro à PGR por indicar cloroquina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma notícia-crime feita pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) contra o presidente Jair Bolsonaro por indicar o uso de cloroquina à pacientes de Covid-19 foi encaminhada pela ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, à PGR (Procuradoria Geral da República), no dia 11 de fevereiro.

Cabe ao procurador-geral da República, Augusto Aras, decidir se uma investigação será aberta.

A peça diz que, ao promover o uso da cloroquina, Bolsonaro teria cometido, em tese, três diferentes crimes. O primeiro, de colocar a vida ou saúde alheia em risco previsto no artigo 132 do Código Penal; o segundo, de direcionar recursos públicos para aplicações diferentes das previstas em lei previsto no artigo 315 do mesmo Código Penal e, o terceiro, de dispensar licitação fora das hipóteses previstas na Lei nº 8.666 de 1993.

Ministra do STF Rosa Weber – Foto: Rosinei Coutinho/STF

Em 17 de junho, a Sociedade Brasileira de Infectologia publicou carta aberta dizendo ser “urgente e necessário” suspender o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. O Ministério da Saúde, no entanto, manteve as recomendações nos meses seguintes e médicos relataram terem sido pressionados a prescrevê-la.

Leia mais

Neste mês, uma reportagem da CNN Brasil feita em parceria com a CNN Internacional revelou que, entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, o governo federal distribuiu 420 mil doses de hidroxicloroquina para tratar pacientes com Covid-19. Segundo documentos obtidos pela CNN, o recurso para a produção e distribuição desses medicamentos saiu do fundo emergencial para combate à pandemia.

Em setembro de 2020, a CNN teve acesso a um contrato que mostra que o Exército gastou R$ 782,4 mil com a matéria-prima necessária para a produção da cloroquina, pagando 167% acima do valor de mercado — uma compra que foi sinalizada como suspeita pelo Escritório de Contabilidade Geral Federal.

A manifestação do PDT destaca a produção de 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina pelo governo federal sem licitação e também o lançamento do TrateCov, um aplicativo do Ministério da Saúde que, antes de ser tirado do ar, recomendava esse medicamento e vários outros sem eficácia para tratar a Covid-19.

Anna Satie e José Brito, da CNN em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bruna Costa é confirmada para assumir a Secretaria de Assistência Social de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, anunciou mais um integrante da equipe...

Curso capacita 15 pessoas em Jerumenha para aplicação de defensivos agrícolas

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O município de Jerumenha sediou, entre os dias 28 e 30 de novembro,...

Aécio Santana retornará à Secretaria de Esportes de Guadalupe no governo de Jesse James

O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, anunciou mais um membro da equipe que formará seu secretariado a partir...

Picanha mais cara: preço da carne bovina, suína e dos ovos dispara no Brasil

Um levantamento da Neogrid revelou um aumento expressivo no custo de alimentos no ano de 2024. Um levantamento da Neogrid...
spot_img

Fábio Novo se opõe à aliança entre PT e PP: “Ciro traiu Lula, Dilma e Wellington Dias”

O deputado estadual Fábio Novo (PT) se manifestou contra a possível aliança entre o PT e o Progressistas. Embora...

TRE do Piauí inicia diplomações de prefeitos, vices e vereadores eleitos

A diplomação marca o fim do processo eleitoral e atesta que o eleito pode tomar posse em 1º de...
spot_img

Posts Recomendados