STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro e mais sete réus

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar Jair Bolsonaro (PL) por liderar uma organização criminosa para permanecer no poder.

O resultado parcial de três votos a um foi alcançado com a ministra Cármen Lúcia. Em sua manifestação, ela se alinhou ao relator Alexandre de Moraes, apontou Bolsonaro como líder da trama e se contrapôs à posição do colega Luiz Fux, que votou pela absolvição do ex-presidente e minimizou a gravidade das acusações. Cármen também formou uma maioria para condenar os demais sete réus do núcleo central da trama.

Antonio Augusto/STF

No dia anterior, o ministro Luiz Fux votou para anular o processo por incompetência da corte, condenar Mauro Cid e o general Walter Braga Netto por abolição do Estado democrático de Direito e absolver o ex-presidente e os demais réus.

Gustavo Moreno e Antônio Augusto/STF

Além Cármen e de Fux, votaram os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, ambos pela condenação dos réus. O próximo e último voto será o do ministro Cristiano Zanin. O julgamento deve se estender até sexta-fera (12).

Bolsonaro e os outros sete acusados são julgados pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Os demais réus são Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Abin e deputado federal; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional); Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa; e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Concursos no Piauí: mais de mil vagas com salário de até R$ 12.299,94; veja prazos de inscrição

As oportunidades se dividem entre cinco prefeituras do estado, Secretarias municipais e estaduais e a Universidade Federal do Piauí...

Austrália é o primeiro país a banir redes sociais para menores de 16 anos

Com nova lei, mais de 1 milhão de perfis de menores no Instagram, TikTok e YouTube serão bloqueadas. O governo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar por tentativa de golpe’ e avalia vetar redução de pena

Lula decidirá sobre o projeto de lei da dosimetria, mas já reforça que Bolsonaro 'tem que pagar pela tentativa...

Júlio César amplia articulação política e reafirma compromisso com o Piauí em busca do Senado em 2026

Deputado busca superar resistências internas na base governista enquanto Georgiano Neto atua para pacificar aliados e fortalecer o grupo...
spot_img

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar’ por trama golpista e que ainda não decidiu sobre veto à dosimetria

Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro O presidente...

“Ninguém vai escolher sozinho”, diz Wellington Dias sobre vice de Rafael Fonteles

O ministro Wellington Dias afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante solenidade ao lado do governador Rafael Fonteles, que a...
spot_img

Posts Recomendados