STJ rejeita ação penal contra Rejane Dias por falta de provas na Operação Topique

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O caso teve origem na Operação Topique, deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2018.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, em decisão colegiada, o arquivamento do pedido de abertura de ação penal contra a ex-deputada federal e ex-secretária de Educação do Piauí, Rejane Dias. A decisão reconhece a inexistência de justa causa para as acusações, encerrando um processo que se arrastava há mais de três anos.

O caso teve origem na Operação Topique, deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2018. A operação investigava uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados ao transporte escolar, envolvendo verbas dos programas PNATE e FUNDEB. Na ocasião, a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) foi um dos alvos da operação. Rejane Dias era a titular da pasta.

Foto: Lucas Dias

Em nota divulgada nas redes sociais, Rejane afirmou receber com “serenidade e profundo senso de justiça” a decisão do STJ. Ela reiterou que sua gestão sempre foi pautada pela legalidade, destacando que todas as prestações de contas do período foram aprovadas por órgãos de controle como TCU, TCE, FNDE e conselhos estaduais.

“A decisão judicial atesta o que sempre soube: a legalidade e a transparência absolutas que guiaram nossa gestão”, afirmou.

Rejane também compartilhou o impacto pessoal do processo, que classificou como um período “doloroso” para ela e sua família. Segundo a ex-secretária, as acusações infundadas tentaram manchar sua história e ressaltou o peso ainda maior enfrentado por mulheres na vida pública.

Apesar das dificuldades, ela destacou os avanços obtidos durante sua gestão na Seduc. Entre os projetos mencionados estão:

  • A interiorização do ensino superior com a criação da UAPI, presente em todos os 224 municípios do estado;
  • O uso da tecnologia para ampliar o acesso à educação, por meio do Canal Educação;
  • O incentivo ao ingresso no ensino superior, com o Pré-Enem Seduc;
  • A implantação do Programa Poupança Jovem, voltado à permanência escolar;
  • A expansão das escolas de tempo integral e a valorização do magistério.

Atualmente conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Rejane Dias finalizou sua nota reafirmando seu compromisso com a gestão pública ética e transparente.

“Sigo honrada e renovada em meu compromisso com uma gestão pública íntegra, técnica e transparente, sempre ao serviço do povo.”

Relembre a Operação Topique

A Operação Topique, coordenada pela Polícia Federal com apoio do Ministério Público Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), teve como objetivo desarticular um esquema de fraudes em contratos de transporte escolar no Piauí. A operação resultou em dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão em agosto de 2018, atingindo empresas, servidores públicos e setores da administração estadual e municipal.

Apesar de ter sido citada durante as investigações, Rejane Dias não foi denunciada formalmente à época. A tentativa de abertura de ação penal foi rejeitada agora pelo STJ, que reconheceu a ausência de elementos que justificassem o prosseguimento do caso.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Dados do Sinesp mostram que quase 24 mil menores tiveram o desaparecimento registrado no país em 2025. Segundo dados do Sistema...

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...
spot_img

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...
spot_img

Posts Recomendados