Subprocurador pede ao Tribunal de Justiça para investigar prefeito de Uruçuí por peculato

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Procurado para tratar sobre o assunto, o prefeito Dr. Wagner falou que “não sabe nada disso”.

O prefeito Dr. Wagner, do município de Uruçuí, agora vai ter que se explicar na Justiça sobre o vídeo que circulou nas redes sociais e na imprensa, onde foi flagrado supostamente recebendo propina do empresário José Ribamar da Silva Monteiro dentro de um motel.

O subprocurador de justiça João Malato Neto encaminhou para o Tribunal de Justiça do Piauí, dia 18 de março deste ano, notícia de fato narrando cometimento de possíveis crimes contra a Administração Pública, por delitos de peculato e corrupção passiva, tipificados nos artigos 312 e 316 do Código Penal, tendo sido supostamente praticados pelo prefeito Dr. Wagner.

Subprocurador pede ao Tribunal de Justiça para investigar prefeito de Uruçuí por peculato

João Malato argumenta que a 1ª promotoria de justiça de Uruçuí havia instaurado notícia de fato, a partir do envio de informações do grupo Observatório Uruçuí e em conjunto com José Ribamar, relatando que o empresário estava sendo cobrado pelo prefeito a pagar propina de um prédio alugado para o município.
O imóvel em questão é onde funciona o centro administrativo da prefeitura de Uruçuí, que foi locado através do contrato nº 325/2019 pelo valor mensal de R$ 12.865.66 (dize mil, oitocentos e sessenta e cinco reais e sessenta e seis centavos). Após assinatura do contrato, o prefeito passou a exigir de José Ribamar que lhe fosse repassado mensalmente a quantia de R$ 2.500,00. Os pagamentos eram combinados por mensagens no aplicativo WhatsApp.

“Ademais, o Denunciante logrou êxito em gravar um desses encontrados, que ocorreu em 15/12/2023, a partir de uma câmera de segurança, na qual há a entrega do montante para o motorista e suposto homem de confiança do Gestor Municipal”, ressalta.

Para comprovar as denúncias, foram apresentados diversos anexos, imagens gravadas entre o empresário e o prefeito, e as tratativas entres ambos através do WhatsApp.

“Pois bem, como se sabe, a investigação busca reunir elementos de informação (e não elementos de prova, que devem ser produzidos, em contraditório, na fase judicial), como atividade preparatória que tem como escopo servir à formação da opinio delicti do titular da ação penal, o Ministério Público”, pontua o subprocurador.

Diante das evidências, o representante do Ministério Público remeteu os autos ao Tribunal de Justiça para supervisão judicial e pediu autorização para iniciar a investigação com a abertura de inquérito policial.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados