TCE aponta que das 40 escolas visitadas no Piauí, 100% delas não têm vistoria do Copo de Bombeiros

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os fiscais do órgão visitaram as escolas da rede pública de ensino, em 30 cidades do Piauí

O relatório final da Operação Educação, realizada pelo Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), apontou que 100% das escolas visitadas pelas equipes de auditores não possuem laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros. Ao todo, foram vistoriadas 40 escolas da rede pública de ensino, em 30 cidades do Piauí, entre os dias 24 e 26 de abril.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, em entrevista à TV Clube, disse que as unidades vistoriadas possuem déficits na estrutura física e administrativa. Dentre outras situações, os técnicos relataram a ausência de portas em banheiros e mecanismos adaptados para pessoas com deficiência.

Joaquim Kennedy Nogueira Barros, presidente do TCE – Foto: Carlienne Carpaso

“Faltam carteiras, merenda, merenda de baixa qualidade, limpeza das escolas, situação de tomadas expostas com risco de choque elétrico, falta de biblioteca, estrutura de incêndio. Quando tinha extintor, o hidrante estava vencido. O que o Tribunal busca é normalizar as situações”, relatou.

Problemas estruturantes

Durante as vistorias, as equipes constataram que 85% das escolas dispõem de algum recurso de acessibilidade, porém, em 67,5% foram observadas desconformidades aparentes.

Quanto à infraestrutura básica, em 50% das escolas visitadas foram constatadas portas quebradas ou a ausência delas nos banheiros; em 75% das escolas não havia papel higiênico e em 85% não havia sabão para higienização das mãos.

Em 70% das escolas, as instalações do banheiro não estavam adaptadas para pessoa com deficiência.

Entre outros dados, destaque, ainda, para o saneamento básico: embora o abastecimento de água em 18 escolas não seja feito pela rede pública, apenas em uma escola foi constatado o certificado de potabilidade da água e em 62,5% das escolas visitadas não havia coleta de esgoto.

Em 50% das escolas visitadas foram constatadas portas quebradas ou a ausência delas nos banheiros (Foto: divulgação/ TCE-PI)

Trabalho contínuo

Segundo Kennedy Barros, o resultado da inspeção foi encaminhada ao gestor em educação de cada município e serão acompanhadas pelo órgão. O TCE-PI deve inspecionar as demais escolas do estado e manter o acompanhamento das unidades já vistoriadas.

“A gestão da educação é muito ampla, porque são muitas escolas. Você não pode dizer que o secretário de Educação, que está centralizado, tem conhecimento de tudo que tem na escola. Então, daí a necessidade de um controle interno para lhe manter atualizado de tudo o que está acontecendo”, disse.

Por Jonas Carvalho – Portal Clubenews

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados