TDAH: 5% das crianças apresentam transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Condição do neurodesenvolvimento, o TDAH é caracterizado pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Em 95% dos casos, surgem até os 12 anos de idade.

Mais de 5% das crianças têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no país. O dado é da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Segundo estimativa da entidade, 70% das crianças com TDAH apresentam outra comorbidade. Em 10% dos casos, apresentam três ou mais doenças.

Protocolo clínico aprovado pelo ministério da Saúde em julho deste ano considera o TDAH como uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela tríade de sintomas “desatenção, hiperatividade e impulsividade, em um nível exacerbado e disfuncional para a idade”. 

Segundo a ABDA, o transtorno está relacionado ao desequilíbrio de substâncias químicas, que atrapalha o funcionamento de algumas regiões do cérebro, sobretudo a parte frontal. Isso prejudica a execução de tarefas, administração do tempo e causa descontrole. Ou seja, a criança ou adolescente com o TDAH faz o que bem quiser. Ainda de acordo com associação, os sintomas surgem na infância e podem seguir pela vida adulta. Em 95% dos casos, surgem até os 12 anos de idade. 

O diagnóstico para TDAH é realizado de modo clínico, por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde (como neurologista ou neuropediatra). 

Pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de alerta e procurar diagnóstico clínico o quanto antes. É o que orienta a psicóloga Muria Ribeiro. “Hoje, conseguimos diagnosticar [TDAH]. É um diagnóstico clínico e quem, geralmente, acaba percebendo que essa criança tem essa agitação, são os pais ou a escola”, explica. “Aí, encaminha, procura ajuda de profissionais, de neurologistas, psiquiatras, um bom psicólogo. Hoje, sabemos que, além de um tratamento de excelência, temos também bons medicamentos”, tranquiliza.

A escola também é um ambiente importante para o diagnóstico e o tratamento precoce de TDAH. A pedagoga da coordenação da Regional de Ensino do Distrito Federal, Elizete de Medeiros, faz o acompanhamento de estudantes nas escolas públicas do DF. 

A pedagoga da coordenação da Regional de Ensino do Distrito Federal, Elizete de Medeiros, faz o acompanhamento de estudantes com sinais de TDAH nas escolas públicas do DF. A profissional explica que quando uma criança é identificada com os sinais da doença, os pais são imediatamente acionados. “Normalmente quando um professor identifica uma criança com características, por exemplo, de TDAH, é esse profissional pedagogo – e nas escolas que tem equipe completa, pedagoga e psicóloga -, é que vai fazer o acolhimento inicial”, detalha. “E dentro desse acolhimento inicial damos orientação para família, orientação para escola, adaptações específicas caso seja necessário, tendo ou não o diagnóstico fechado”, diz.

Em novembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que obriga o poder público a desenvolver e manter programa de acompanhamento integral para alunos com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem. A norma vale para as escolas da educação básica das redes pública e privada. Ainda de acordo com a lei, os profissionais da rede de ensino devem atender as necessidades específicas no desenvolvimento do educando em parceria com a rede de saúde.

Tratamento no SUS

Diferentes níveis de complexidade compõem o cuidado para cidadãos que sofrem de doenças psíquicas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), graças a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

A porta de entrada para esse tratamento na rede pública é a Atenção Primária à Saúde, que  faz a abordagem dos Transtornos Mentais, principalmente os leves e moderados. São serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre ótica interdisciplinar.

O cuidado de crianças e adolescentes com TDAH é realizado gratuitamente nos serviços especializados, os Centros de Atenção Psicossocial infantil.

Com informações do Brasil 61

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal investiga desvio de recursos e apreende 1,6 milhão em espécie; vereador é investigado

A PF confirmou que em um dos locais de busca foram apreendidos mais de R$1,6 milhão em espécie. A Polícia...

Em Baixa Grande do Ribeiro, casa onde ocorreu chacina que vitimou pai e filhos se torna delegacia

A nova delegacia conta com uma sala para registro de boletim de ocorrência, cartório, sala de investigação, sala de...

Gabigol consegue efeito suspensivo e pode voltar a jogar pelo Flamengo

Clube anunciou a decisão na manhã desta terça-feira, 30, por meio das redes sociais; atacante estava suspenso por tentativa...

Sessão da Câmara de Guadalupe vota projetos de vereadores e decreto da mesa diretora

O presidente da casa, Dr. Dílson Barbosa Gomes, destacou a aprovação do Parecer Técnico do TCE, que foi favorável...
spot_img

Wellington Dias diz que tem a confiança de Lula para seguir como ministro

"O ministério, ele já deixou claro, não é parte de qualquer negociação", disse Wellington. O ministro do Desenvolvimento Social,...

Lula é multado pelo TSE em R$ 250 mil por propaganda contra Bolsonaro nas eleições

Na propaganda questionada, havia declarações de Bolsonaro sobre a Covid-19 e corrupção O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou a Coligação...
spot_img

Posts Recomendados