Temperatura no Piauí chega a 38°C em agosto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para setembro, esperam-se temperaturas superiores a 40°C. A umidade do ar já chegou a 15% e deve permanecer nessa faixa até 20% nos próximos meses.

Setembro não chegou, mas as altas temperaturas do tão falado B-R-o-Bró – como é conhecido o período mais quente do ano no Piauí – já são sentidas pelos moradores do estado. Nesta quinta (22), a temperatura chegou a 38°C e, para setembro, segundo a Gerente de Hidrometeorologia, Sônia Feitosa, é de ultrapassar a casa dos 40°C, principalmente mais próximo da chegada de outubro. 

Foto: Assis Fernandes/O Dia

A umidade relativa do ar é outro alerta, pois está com média de 15% a 20%, o que deve permanecer nos próximos meses. Isso acontece porque o estado está em condições desfavoráveis de umidade, com a presença de massas de ar mais seco, com bloqueio de entrada de massas de ar mais úmidas.

A expressão B-R-o-Bró faz referência aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Para sexta (23), o tempo será “claro a parcialmente nublado com baixa umidade relativa do ar”.

O mesmo vale para sábado (24), com o acréscimo de sem previsão de chuvas. “Em todo estado deve predominar tempo seco e quente, principalmente no extremo sul”, diz o boletim da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“A previsão é de temperaturas bem elevadas para todo o Piauí. Esta quinta-feira chegou a 38°, e deve ficar nessa média de noite a sul do estado. A umidade relativa do ar chega na mínima de 15%. Começando agora em agosto, a tendência é só piorar, pois estamos com 37°C, 38°C, 39°C. Em agosto, nós temos uma temperatura muito alta e depois ameniza, mas em setembro é possível ter 30 dias quentes”, comentou Feitosa.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de riscos potenciais iniciado nesta quinta (22) em que a maior parte da área do Piauí está com baixa umidade com grau de severidade em perigo.

O Inmet apontou a “umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.

Por isso, o órgão recomendou as seguintes instruções: beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas (em ambientes abertos com exposição solar), evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Com informações do Cidade Verde

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Estado inaugura escritório da Investe Piauí no coração financeiro de São Paulo

A representação na capital paulista permite um ambiente de negócios favorável para o estado no Sudeste do Brasil. O governador...

Adriana Sá anuncia que vai percorrer comunidades de Landri Sales para ouvir a população e montar seu plano de governo

Durante entrevista na Rádio Cidade Luz ela informou que o cronograma completo das visitas às comunidades será divulgado em...

Senado começa a discutir aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

Intenção é oferecer benesses a cada cinco anos de serviço público; impacto aos cofres públicos é de R$ 42...

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

As siglas decidiram mover ações, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná. O Partido Liberal (PL) e a...
spot_img

TCU mantém condenação e ex-prefeita de Uruçuí tem que devolver R$ 188 mil aos cofres públicos

"PAGAMENTO DE DESPESAS NÃO COMPROVADAS" Os ministros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitaram o mérito...

Wellington Dias detalha o Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado pelo presidente Lula

Voltado para o público do Cadastro Único, eixo da iniciativa lançada nesta segunda-feira (22.04), no Palácio do Planalto, deve...
spot_img

Posts Recomendados