Temperatura no Piauí chega a 38°C em agosto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para setembro, esperam-se temperaturas superiores a 40°C. A umidade do ar já chegou a 15% e deve permanecer nessa faixa até 20% nos próximos meses.

Setembro não chegou, mas as altas temperaturas do tão falado B-R-o-Bró – como é conhecido o período mais quente do ano no Piauí – já são sentidas pelos moradores do estado. Nesta quinta (22), a temperatura chegou a 38°C e, para setembro, segundo a Gerente de Hidrometeorologia, Sônia Feitosa, é de ultrapassar a casa dos 40°C, principalmente mais próximo da chegada de outubro. 

Foto: Assis Fernandes/O Dia

A umidade relativa do ar é outro alerta, pois está com média de 15% a 20%, o que deve permanecer nos próximos meses. Isso acontece porque o estado está em condições desfavoráveis de umidade, com a presença de massas de ar mais seco, com bloqueio de entrada de massas de ar mais úmidas.

A expressão B-R-o-Bró faz referência aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Para sexta (23), o tempo será “claro a parcialmente nublado com baixa umidade relativa do ar”.

O mesmo vale para sábado (24), com o acréscimo de sem previsão de chuvas. “Em todo estado deve predominar tempo seco e quente, principalmente no extremo sul”, diz o boletim da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“A previsão é de temperaturas bem elevadas para todo o Piauí. Esta quinta-feira chegou a 38°, e deve ficar nessa média de noite a sul do estado. A umidade relativa do ar chega na mínima de 15%. Começando agora em agosto, a tendência é só piorar, pois estamos com 37°C, 38°C, 39°C. Em agosto, nós temos uma temperatura muito alta e depois ameniza, mas em setembro é possível ter 30 dias quentes”, comentou Feitosa.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de riscos potenciais iniciado nesta quinta (22) em que a maior parte da área do Piauí está com baixa umidade com grau de severidade em perigo.

O Inmet apontou a “umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.

Por isso, o órgão recomendou as seguintes instruções: beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas (em ambientes abertos com exposição solar), evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Com informações do Cidade Verde

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rodovia da Soja: obras do DER avançam e cronograma de execução chega a 50%

As obras integram o plano de continuidade das ações de melhorias promovidas em toda a malha do Cerrado piauiense. A...

Decisão judicial suspende pesquisa em Oeiras que associa Lula e Bolsonaro a pré-candidatos locais

A decisão foi assinada pelo Rafael Mendes Palludo, da 5ª Zona Eleitoral. O juiz Rafael Mendes Palludo, da 5ª Zona...

TRE Piauí disponibilizará mais de 10 mil urnas eletrônicas nas eleições 2024

As novas urnas substituíram os modelos mais antigos, modelos de fabricação de 2009 a 2011. O Tribunal Regional Eleitoral do...

Operação contra tráfico de drogas no litoral do Piauí cumpre 90 mandados em 5 estados

Um pré-candidato a vereador não identificado é apontado como um dos alvos da ação. Mais uma operação para combater o...
spot_img

Gabigol afirma que fica no Flamengo até dezembro e pede fim de ‘mentiras’

O atacante cravou que fica no clube até dezembro, mas não explicou se ainda pode renovar ou se de...

IBGE mostra que setor de serviços ficou estável após dois meses seguidos de alta

Indicador se encontra 12,7% acima do nível pré-pandemia e 0,9% abaixo de dezembro de 2022, o ponto mais alto...
spot_img

Posts Recomendados