Temperatura no Piauí chega a 38°C em agosto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para setembro, esperam-se temperaturas superiores a 40°C. A umidade do ar já chegou a 15% e deve permanecer nessa faixa até 20% nos próximos meses.

Setembro não chegou, mas as altas temperaturas do tão falado B-R-o-Bró – como é conhecido o período mais quente do ano no Piauí – já são sentidas pelos moradores do estado. Nesta quinta (22), a temperatura chegou a 38°C e, para setembro, segundo a Gerente de Hidrometeorologia, Sônia Feitosa, é de ultrapassar a casa dos 40°C, principalmente mais próximo da chegada de outubro. 

Foto: Assis Fernandes/O Dia

A umidade relativa do ar é outro alerta, pois está com média de 15% a 20%, o que deve permanecer nos próximos meses. Isso acontece porque o estado está em condições desfavoráveis de umidade, com a presença de massas de ar mais seco, com bloqueio de entrada de massas de ar mais úmidas.

A expressão B-R-o-Bró faz referência aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Para sexta (23), o tempo será “claro a parcialmente nublado com baixa umidade relativa do ar”.

O mesmo vale para sábado (24), com o acréscimo de sem previsão de chuvas. “Em todo estado deve predominar tempo seco e quente, principalmente no extremo sul”, diz o boletim da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“A previsão é de temperaturas bem elevadas para todo o Piauí. Esta quinta-feira chegou a 38°, e deve ficar nessa média de noite a sul do estado. A umidade relativa do ar chega na mínima de 15%. Começando agora em agosto, a tendência é só piorar, pois estamos com 37°C, 38°C, 39°C. Em agosto, nós temos uma temperatura muito alta e depois ameniza, mas em setembro é possível ter 30 dias quentes”, comentou Feitosa.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de riscos potenciais iniciado nesta quinta (22) em que a maior parte da área do Piauí está com baixa umidade com grau de severidade em perigo.

O Inmet apontou a “umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.

Por isso, o órgão recomendou as seguintes instruções: beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas (em ambientes abertos com exposição solar), evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Com informações do Cidade Verde

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Júnior Nato oficializa adesão de Jerumenha ao programa “Prefeitas e Prefeitos Amigos das Crianças”

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na segunda-feira, 20 de janeiro, o prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, formalizou a...

Guadalupe assina termo de adesão ao PlanificaSUS e PROADI-SUS durante evento com gestores em Floriano

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, o prefeito de Guadalupe, Jesse James,...

Sesapi promove reunião em Floriano do PlanificaSUS da Região Vale dos Rios Piauí e Itaueiras

O PlanificaSUS é uma estratégia voltada para a qualificação do SUS, que busca integrar a Atenção Primária à Saúde...

TRT-22 e OAB de Floriano discutem soluções para demandas de advogados do interior

Profissionais solicitaram a ampliação dos atendimentos virtuais e aprimoramento no pagamento de precatórios. O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª...
spot_img

Prefeito Jesse acompanha a recuperação das vias danificadas pelas chuvas em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. Na última segunda-feira (20), o prefeito de Guadalupe, Jesse James, esteve na entrada da cidade para acompanhar...

No Piauí, quase 600 mil famílias receberão o Bolsa Família em janeiro

A data da transferência de renda no mês é calculada conforme o último dígito do Número de Identificação Social...
spot_img

Posts Recomendados