Teresina sedia último seminário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba nesta quinta (31)

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento será a partir das 14 horas, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), na Av. Pedro Freitas, 2000, Vermelha.

Teresina sedia, nesta quinta-feira (31), a última edição da série de seminários regionais no estado do Piauí que integram o processo de instalação formal do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba). O evento será a partir das 14 horas, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), na Av. Pedro Freitas, 2000, Vermelha.

A realização é da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), da diretoria provisória do CBH Parnaíba e dos Governos dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. O objetivo é repassar à população informações sobre o processo de instalação e formas de participação no comitê, além da legislação de recursos hídricos, com ênfase nas atribuições e na importância dos comitês de bacia para a gestão dos recursos hídricos.

Divulgação

Os seminários regionais tiveram início no dia 22 de agosto, em 14 municípios dos três estados. Nove eventos no Piauí (Floriano, Piripiri, Valença do Piauí, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Castelo do Piauí e Teresina), três no Maranhão (Timon, São Bernardo e Balsas) e dois no Ceará (São Benedito e Crateús), respeitando a representatividade de cada estado na área de drenagem da bacia do rio Parnaíba.

Desde meados de junho, mobilizadores sociais estão visitando os 277 municípios da bacia Hidrográfica do rio Parnaíba. Eles estão em 10 áreas de mobilização, com bases de apoio nas cidades de Crateús, no Ceará; Balsas e Timon, no Maranhão; e Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Piripiri e Parnaíba, no Piauí.

São convidados a participar agentes e entidades passíveis de compor o CBH, tais como prefeituras municipais, entidades representativas de usuários de água, grandes usuários de água, instituições de ensino e pesquisa, membros de colegiados de recursos hídricos e de meio ambiente e associações da sociedade civil com atuação na bacia hidrográfica.

O Comitê de Bacia

O CBH Parnaíba é um colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa que reúne 50 representantes divididos em usuários da água, sociedade civil organizada e governo. Nele devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na bacia.

Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba abrange uma área de 333.952 km², dos quais 20% estão inseridos no Estado do Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará, onde vivem cerca de 5 milhões de habitantes. São 277 municípios sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados