Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Trabalhadores do Lacen Piauí fazem paralisação por valorização e melhores condições de trabalho

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sindicato da categoria informou em comunicado que ato ocorrerá durante todo o dia, e somente os serviços de natureza emergencial serão realizados.

Profissionais que atuam no Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI) paralisaram parte das atividades, na manhã desta quarta-feira (25), e fizeram uma manifestação em frente à sede do órgão, no Bairro Primavera, Zona Norte de Teresina, reivindicando valorização profissional e melhores condições de trabalho.

Profissionais do Lacen Piauí durante paralisação em Teresina — Foto: Divulgação

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou apenas que o Lacen funcionará normalmente nesta quarta e que questões trabalhistas são de responsabilidade da Secretaria de Administração e Previdência (Sead).

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi) e os diversos profissionais do laboratório emitiram, na segunda-feira (23), uma carta aberta denunciando as condições precárias e a desvalorização da categoria.

“Protestamos contra a desvalorização salarial e a atual situação de precariedade pela qual passamos para prestação de serviços laboratoriais essenciais à população piauiense. Em meio a todo o contexto de reivindicações, temos presenciado a inércia dos órgãos responsáveis do executivo estadual em nos dar respostas favoráveis”, diz um trecho do documento.

Ainda segundo a carta, a paralisação ocorrerá durante todo o dia, e somente os serviços de natureza emergencial serão realizados.

Profissionais do Lacen Piauí durante paralisação em Teresina — Foto: Divulgação

“Temos buscado de todas as formas chamar a atenção para as condições precárias em que se encontra o Lacen, além da desvalorização dos profissionais que lá trabalham. Recentemente, foi feita uma reforma que, segundo o governo, custou mais de R$ 2 milhões, e nas recentes chuvas da semana passada diversos setores apresentaram os mesmos problemas de infiltração e alagamento. A sociedade precisa saber da situação desses trabalhadores e cobrar soluções reais”, declarou Geane Sousa, presidente do Sindespi.

Trabalham no Lacen profissionais farmacêuticos, químicos, assistentes sociais, biólogos, técnicos de patologia clínica, assistentes administrativos, médicos, biomédicos e operacionais.

Paralisação no Lacen-PI — Foto: Divulgação/Sindespi

“Pedimos a compreensão da sociedade piauiense pela suspensão no atendimento. Se não lutarmos por nossos direitos, todos iremos perder. Queremos o Lacen-PI prestando um serviço público de cada vez mais excelência e a valorização dos seus profissionais”, afirmam os servidores na carta aberta.

O que é o Lacen

O Lacen-PI é um laboratório público, vinculado à Secretarial Estadual de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. Esse órgão atende a comunidade executando análises de interesse em saúde pública.

A unidade atende diversas demandas provenientes das Regionais de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental, além de coordenar a Rede de Laboratórios Públicos e Privados que realizam análises de interesse em saúde pública.

Laboratório Central (Lacen) do Piauí — Foto: Secretaria de Saúde do Piauí

O Lacen desenvolve atividades de controle de qualidade, supervisão, assessoria técnica e capacitações de recursos humanos da rede de laboratórios habilitados e encaminhamento de informações relativas às atividades laboratoriais através de relatórios.

O órgão também é responsável por disponibilizar informações ao Ministério da Saúde, por meio de relatórios, e encaminhar amostras que não são realizadas no aos LR e LN (Laboratório de Referência Regional e Nacional).

Com informações do G1 PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Aneel anuncia que a conta de luz vai ficar mais cara no mês de maio

Decisão, motivada pelo início do período de estiagem, interrompe ciclo de cinco meses com bandeira verde, ou seja, sem...

Senado 2026: Pesquisa Amostragem aponta Marcelo Castro com 56,47%; Ciro tem 45,95% e Júlio César, 39,42%

Marcelo Castro lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem para o Senado; seguido por Ciro Nogueira...

Estudantes de Floriano são expulsos de escola por consumirem medicamento para ereção em sala de aula

Os alunos de 14 e 15 anos chegaram a passar mal e foram socorridos dentro da escola. Uma escola pública...

Enem 2025: saiba como pedir isenção de taxa de inscrição

Solicitação deve ser feira até o dia 2 de maio Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio...
spot_img

Mensagem que promete devolver dinheiro de fraude no INSS é golpe

Presidente também sancionou o aumento da pena para violência contra mulheres com uso de IA e proibição de discriminar...

STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor

Decisão final será tomada pelo plenário da Corte O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (25), maioria de votos...
spot_img

Posts Recomendados