A iniciativa ocorre nos municípios de Oeiras, Parnaíba, Picos e Teresina e a inscrição é feita através da internet até o dia 30 de abril.
A Articulação Piauiense de Travestis e Transexuais (APTTRA) está recebendo inscrições para alteração de seus nomes. A iniciativa ocorre nos municípios de Oeiras, Parnaíba, Picos e Teresina, até o próximo dia 30 de abril e as retificações vão acontecer durante todo o ano de 2023.

O projeto ocorre em outros doze estados brasileiros e cerca de 700 pessoas já estão inscritas. Até o momento, quase 400 travestis e transexuais da região Nordeste estão cadastrados para alterar os documentos.
No Piauí, a iniciativa é coordenado por Jovanna Baby, que destacou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) como indispensável para garantir este direito às pessoas trans e travestis.
“Essa população pode retificar seus nomes gêneros diretamente nos cartórios, sem a necessidade de cirurgia de resignação sexual e de ações jurídicas nos tribunais. Em todo o estado, cinquenta pessoas vão ter seus nomes alterados”, disse.
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) está à frente da iniciativa, em parceria com a Doritos e a instituição TODXS. Para se inscrever, basta acessar o site http://www.doritos.todxs.org/ e acessar o formulário.