No estado, os municípios de Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro e Buriti dos Lopes aparecem com maior incidência de foco.
As altas temperaturas favorecem as queimadas que são 90% resultado da ação do homem. Diante do aumento de focos de incêndios, o governo do estado já começa a montar plano de ação para o combate as queimadas. No estado, os municípios de Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro e Buriti dos Lopes aparecem com maior incidência de foco. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Na segunda-feira (8), a Secretaria Estadual de Planejamento realizou reunião com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para definirem um plano de prevenção e combate as queimadas. Do inicio do ano até agora, o Inpe identificou 42 focos de queimadas no estado. O governo planeja montar uma sala de crise para ampliar a participação de mais secretarias e agilizar ações.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil, Werton Costa, informou que as queimadas tem intensificado desde o mês passado. “A ideia é reprimir as ações criminosas e reorganizar a rede de prevenção e combate com montagem de sala de crise para desburocratizar atividades”, disse Werton Costa. Ele informou ainda que o estado possui aeronave e mais 50 novos brigadas nos municípios.