Tubarões avistados no litoral do Piauí podem ter risco de extinção

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A secretaria de Meio Ambiente está monitorando, com ajuda de drones, os 66 quilômetros do litoral piauiense.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) está investigando qual a espécie dos tubarões que foram avistados em área próxima  à Praia do Coqueiro, no litoral do Piauí.

A secretária Sádia Castro disse  que a hipótese mais provável é de que os animais avistados são tubarões lixa, de nome científico Ginglymostoma cirratum.

O tubarão lixa é um dos mais populares tubarões no mundo e ocorre em toda a costa brasileira e uma espécie considerada inofensiva ao homem. A Semar afirma que os animais não foram avistados novamente desde a última segunda-feira (7).

A secretaria está monitorando, com ajuda de drones, os 66 quilômetros do litoral piauiense. “Desde segunda-feira que não são mais avistados”, disse a secretária. 

A bióloga e doutora em Sistema Costeiros e Oceânicos, Geórgia Aragão, também acredita que os animais vistos são tubarões lixa. A especialista  conta que a espécie está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. 

“A espécie já é extinta em vários pontos do Brasil. Super tranquila, tanto que é a mais pescada aqui na região”, disse. Geórgia explica que o grupo avistado deviam estar em busca de grandes grupos de cardumes de pequenos peixes. “É algum comum para a espécie”, acrescenta.

O  monitoramento está mais concentrado nas  praias Barro Preto, Coqueiro e Itaqui. A Semar destaca que, até o momento, não existe nenhuma ameaça grave e não há indicativo de interdição de praia.

Apesar dos animais não terem mais sido avistados, a Semar continua pedindo que os banhistas tenham cuidados redobrados e, se possível, evitem entrar no mar. 

O monitoramento segue até 12 de outubro e conta com uma equipe composta por Auditores Fiscais Ambientais da Semar, pesquisadores da espécie, professores e alunos da UFDPar, representantes do ICMBIO e Instituto Tartaruga do Delta e da Prefeitura Luís Correia.

Uma rede de colaboradores – pescadores, moradores, kitsurfistas – também foi formada e estão ajudando com informações.
 

Izabella Pimentel
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mesa Diretora da Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (18/12) pela Mesa Diretora da Câmara A decisão foi comunicada no fim da...

Carne feita em impressora 3D: projeto cria proteína sem abate animal

Desenvolvida pelo SENAI CIMATEC, na Bahia, a carne cultivada em laboratório promete reduzir impactos ambientais e ampliar as opções...

“Sou prefeito do PT, mas meu voto é para Ciro Nogueira”, diz gestor de Cajueiro da Praia; veja o vídeo

"Nosso compromisso é com a população e sempre que chegamos em uma cidade como Cajueiro da Praia e recebemos...

Justiça Eleitoral cassa mandato da prefeita de Pimenteiras por abuso de poder político

Foi determinada a cassação dos diplomas de Lúcia Lacerda e do vice-prefeito, José de Oliveira Neto. A prefeita de Pimenteiras,...
spot_img

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...

PL da Dosimetria: saiba como os senadores do Piauí votaram

O projeto restringe seus efeitos aos crimes relacionados aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O Senado Federal...
spot_img

Posts Recomendados