Uespi publica edital com mais de 4,2 mil vagas para ingresso em 2026 pelo SiSU

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As vagas são distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados nos campi e centros localizados em Teresina e no interior do Piauí.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) confirmou que o ingresso nos cursos de graduação presenciais da instituição, nos semestres letivos 2026.1 e 2026.2, ocorrerá integralmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A medida está prevista no edital PREG/UESPI nº 022/2025, publicado no Diário Oficial do Estado, e contempla 100% das vagas ofertadas pela universidade.

Ao todo, a Uespi disponibiliza 4.260 vagas distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados nos campi e centros localizados em Teresina e no interior do Piauí. A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aceitas as edições de 2023, 2024 e 2025. O edital não define datas para a seleção ou matrícula.

A Uespi reservará, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Dentro desse percentual, a política de ações afirmativas prevê vagas específicas para pessoas negras, quilombolas e indígenas, para pessoas com deficiência e para estudantes da rede pública que não se enquadrem nas demais modalidades de cotas.

Foto: Roger Cunha (Ascom Uespi)

Para a matrícula institucional, que será realizada de forma online por meio do sistema da Uespi, os candidatos deverão apresentar documentação básica como foto recente, documento de identidade, CPF, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino Médio, além de certidões de quitação eleitoral e, para os homens maiores de 18 anos, comprovante de quitação com o serviço militar. Os estudantes selecionados pelas políticas de ações afirmativas também deverão apresentar documentação específica para comprovação de renda, escolaridade em rede pública e, conforme o caso, autodeclaração étnico-racial ou laudo médico, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

Os candidatos que não forem convocados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, respeitando os prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação. A convocação da lista de espera será realizada por meio de edital próprio, divulgado exclusivamente no site da Uespi.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ACS e ACE de Guadalupe recebem certificados de curso técnico, fardamentos e kits de trabalho

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na...

‘Custo da habilitação era muito alto’, diz primeira brasileira a tirar CNH pelo novo modelo

Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, emitiu a CNH em João Pessoa, na terça-feira (16), após mudanças nas...

Câmara de São João do Piauí aprova férias remuneradas de 30 dias para vereadores

O Regimento Interno da Câmara prevê dois recessos legislativos, período em que não há sessões ordinárias A Câmara de Vereadores...

Lula oficializa apoio para chapa com Júlio César e Marcelo na disputa pelo Senado no Piauí

Presidente Lula sela apoio a dupla Júlio e Marcelo para o Senado no Piauí, encerrando disputas internas. Entenda os...
spot_img

Apresentador da TV Meio Norte, Dudu Camargo, é o grande campeão de ‘A Fazenda 17’; saiba a premiação milionária

Dudu disputou a final de 'A Fazenda 17' com Duda Wendling (2ª lugar), Saory (3º lugar) e Fabiano (4º...

Latam suspende venda dos voos entre Parnaíba e Fortaleza

A Latam surpreendeu os consumidores do Piauí, nesta quinta-feira (18), com a suspensão da venda das passagens dos voos...
spot_img

Posts Recomendados