Novo curso será o terceiro da instituição no estado e reforça a interiorização do ensino superior e da formação médica no Piauí.
O campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Floriano está prestes a receber o novo curso de Medicina, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026. A confirmação foi feita pelo deputado federal Dr. Francisco, após reunião no Ministério da Educação (MEC), onde tratou dos últimos ajustes para a implantação da graduação.

O parlamentar explicou que o processo está em fase final e já passou por análises técnicas e sanitárias dos órgãos competentes.
“Já está tudo muito bem encaminhado, já tivemos a primeira análise pela SESU, já foi vistoriado pelo Ministério da Saúde, que também teve a sua aprovação e agora só a aprovação final para emissão de portaria e poder já a Universidade Federal contratar imediatamente os servidores que vão trabalhar com as vagas já asseguradas para o primeiro semestre agora do ano de 2026.”, disse o deputado.
Com a aprovação da portaria, a UFPI poderá iniciar imediatamente a contratação de professores e servidores, estruturando o novo curso para receber os primeiros alunos. O deputado adiantou ainda que a assinatura da portaria ministerial deve ocorrer em breve.
“Então em breve teremos aí a assinatura da portaria pelo Ministro Camilo”, completou.
O curso de Medicina em Floriano será o terceiro da UFPI, que já oferece a graduação nas cidades de Teresina e Picos. Até 2018, a instituição também mantinha o curso em Parnaíba, atualmente vinculado à Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Com informações do Portal O Dia







