Última paciente recebe alta e Hospital de Campanha do Verdão encerra atividades

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após quase três meses de funcionamento, o Hospital Estadual de Campanha, estruturado no ginásio Verdão em Teresina, encerrou os atendimentos.

A última paciente, Maria de Fátima de Melo Bezerra, 66 anos, recebeu alta da unidade de saúde na tarde de hoje sob aplausos da equipe [Veja o vídeo abaixo].

A data do fechamento já era prevista. O contrato com a empresa responsável pela estrutura física do Hospital de Campanha venceu esta semana e, segundo a administração da unidade temporária de saúde, por causa da estabilidade do índice de transmissibilidade de Covid-19 no Piauí não houve necessidade do prorrogar o funcionamento. A diminuição da ocupação dos leitos nos hospitais da rede pública também foi determinante para o encerramento das atividades.

“É importante frisar que o Hospital de Campanha Estadual tinha um dia para começar e um dia para finalizar. Hoje podemos dizer orgulhosamente que estamos dando alta ao último paciente e isso nos traz a sensação de dever cumprido de forma extremamente profissional, segura e com os resultados fantásticos. Isso demonstra o quanto o hospital foi bem planejado, o quanto as equipes estavam envolvidas, engajadas e treinadas”, disse Jefferson Campelo, diretor do HCE.

Durante o período em que esteve funcionando o Hospital de Campanha atendeu 402 pacientes, com 394 altas. Na unidade de saúde foram instalados 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 de estabilização, para pacientes com sintomas leves e moderados de Covid-19. 

O investimento foi de R$ 5 milhões. Os leitos são de propriedade do governo do Estado e serão redistribuídos na rede hospitalar.  

Pesquisas continuam

A unidade de saúde também proporcionou a coleta de dados para cerca de 30 estudos científicos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI. As pesquisas terão continuidade a fim de contribuir com o tratamento da Covid-19. 

“O encerramento do hospital, representa um marco significativo na evolução do nosso projeto. Vamos começar a fase mais significativa da pesquisa a partir de agora. Temos uma grande satisfação com os resultados atingidos até o momento e estamos certos que, com a evolução do projeto, mais resultados irão acontecer. Vão sair desse projeto resultados científicos significativos para o avanço do conhecimento e serão divulgados a nível internacional”, afirmou Joel Rodrigues, coordenador geral do Projeto de PDI. 

O HCE foi gerido administramente pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) da UFPI. Segundo o superintendente da FADEX, Samuel Nascimento, o Hospital foi um “sucesso de aproximação entre a academia, a ciência e a gestão pública”.

“Foi uma gestão desafiadora e a FADEX participou garantindo o apoio à gestão administrativa e financeira do projeto. Foram mais de 200 colaboradores contratados e dezenas de fornecedores que precisavam abastecer o Hospital de Campanha. Graças a Deus e a competência de todos os profissionais envolvidos, hoje se mostrou uma experiência exitosa”, disse. 

Segundo a encerrar

O Hospital de Campanha do Verdão é o segundo deste tipo a encerrar as atividades na capital. No dia 24 de julho a prefeitura de Teresina, após redução do número de internações relacionadas à Covid-19 na capital, mudou a finalidade do Hospital de Campanha Lar da Fraternidade. O local passou a receber idosos dos abrigos da cidade que estão com quadro leve da doença e necessitam de isolamento. 

Continuam em funcionamento do Hospital de Campanha Pedro Balzzi, no Ginásio de Badminton da Universidade Federal do Piauí, e o Hospital João Claudino, anexo ao Hospital de Urgência de Teresina. Ambos são administrados pela Fundação Municipal de Saúde. 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César e Neidinha Lima participam de audiência pública sobre a II Etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe

O evento foi organizado pelo MIDR, com parceria do DNOCS e o apoio do Governo do Estado do Piauí,...

Georgiano Neto diz que PSD está fazendo o dever de casa por vaga majoritária em 2026

Ele se referiu aos planos do partido que almeja fazer parte do time majoritário de Rafael Fonteles. O deputado estadual...

Guadalupe mantém tradição e realiza Dia do Vaqueiro com cavalgada, missa e homenagens

O evento é um destaque no calendário cultural do município, reforçando a fé e a devoção da comunidade local....

Adriana Sá destaca participação na Caravana Federativa em Teresina e presença do presidente Lula

Por Gleison Fernandes. A advogada Adriana Sá, pré-candidata do PT à prefeitura de Landri Sales, participou ativamente da Caravana Federativa...
spot_img

Quina de São João de R$ 200 milhões será sorteada neste sábado; veja como jogar

Os números serão revelados a partir das 20h. Prêmio é o maior da história do concurso especial e não...

Professores de pelo menos 25 universidades decidiram pelo fim da greve

Interrupção da paralisação não significa o retorno imediato às aulas Professores de pelo menos 25 universidades federais já decidiram pelo...
spot_img

Posts Recomendados