Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só no domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço.

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2, que, aqui, vamos tratar carinhosamente de L2.

E eu não vou dar detalhes, porque esta edição do Universo está repleta de muita gente boa – bem mais gabaritada do que eu – para contar onde vai ficar o James Webb, como ele vai funcionar e o que podemos esperar desse telescópio.

El telescopio James Webb será lanzado con el cohete Ariane 5. (ESA)

Vamos começar, então, com o professor Paulo Sergio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos.

O professor explica para gente em qual local no universo vai ficar o telescópio James Webb. Conta sobre como a gente chegou até e como foi a evolução dos telescópios. Bretones também fala dos custos do James Webb e de como foi a concepção do projeto desse telescópio.

Em seguida a gente bate um papo com professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, Roberto Costa. O professor explica quais são os próximos passos que vão ocorrer depois que o telexcópio chegar ao ponto Lagrange L2 e quando de fato ele entra em operacionalização completa.

O professor Costa faz um paralelo deste telescópio com o Hubble e conta qual o futuro deste antigo e pioneiro aparelho lançado ao espaço.

O James Webb vai conseguir ver um espectro de luz que o Hubble não alcança para mergulhar no passado. Por isso, a gente deve ter avanços consideráveis na pesquisa sobre a primeira geração de estrelas e as origens do Universo.  Astroarqueologia.

Em seguida, a gente conversa com o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília e da Pós-Graduação em Astrofísica Gravitacional e Física Espacial do Instituto Federal de Brasília, José Leonardo Ferreira. Bem-vindo, professor.

Ele explica o que foi preciso fazer com o James Webb para tornar possível essas observações mais antigas do universo.

Por fim, nossos três convidados especiais fazem uma retrospectiva de feitos do antigo telescópio Hubble e analisam qual o legado que poderá ser deixado pelo telescópio James Webb para a história.

O podcast Universo é uma produção da Rádio Nacional, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação. A produção é da Ariane Póvoa, a operação de áudio é do Thiago Coelho e a sonoplastia é do José Maria Pardal. Eu sou Victor Ribeiro, fiz o roteiro e apresentei este episódio.

Muito obrigado pela sua audiência e a gente se encontra pelo Universo.

POR AGÊNCIA BRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Aldenice Veloso conquista ouro e Elma Vogado prata, levando Guadalupe ao pódio no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe teve destaque no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, com duas representantes...

Projeto de Lei “ECA Digital” quer redefinir regras para crianças nas redes sociais

O Projeto de Lei 2.628/2022, conhecido como “ECA Digital”, entrou na pauta da Câmara dos Deputados nesta semana. A...

TCE-PI aciona gestores por omissão em prestação de contas; estão na lista o prefeito de Bertolínia e o presidente da Câmara de Floriano

Prefeitos e presidentes de câmaras de diferentes municípios simplesmente deixaram de enviar documentos básicos referentes aos meses de janeiro...

Ciro Nogueira afirma que superfederação União-Progressistas irá desembarcar do governo Lula

“Só 5% querem ficar”, dispara Ciro sobre apoio ao governo; líder do PP mira rompimento com o Planalto Em coletiva...
spot_img

Decisão de Flávio Dino deixa bancos em ‘sinuca de bico’; especialistas opinam

Ordem do ministro do STF levantou preocupações sobre a aplicação da Lei Magnitsky no Brasil, e expôs empresas e...

Professor da UFPI conquista prêmio da Petrobras após criar tecnologia inédita

O professor Sidney Gonçalo Lima, do departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sidney Gonçalo Lima, foi...
spot_img

Posts Recomendados