Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Vídeo de reunião ministerial no governo Bolsonaro reforça trama golpista, segundo a PF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A investigação não descarta convocar para depoimento todos que participaram da reunião ministerial

Investigadores da Polícia Federal consideram que o vídeo de cerca de uma hora e meia fortalece linhas de apuração que apontam uma organização para desestabilizar o processo eleitoral e tramar um golpe de estado. Um dos trechos destacados pela PF mostra o que agentes descrevem como “dinâmica golpista”.

“Alguém tem dúvida do que vai acontecer no dia dois de outubro? Qual o retrato que vai estar às dez da noite na televisão? Alguém tem dúvida disso? E a gente vai entrar com recurso no supremo tribunal federal. Nós estamos vendo o que está acontecendo? Vamos esperar o quê? Todo mundo vai se f…”, disse Bolsonaro na reunião.

Bolsonaro em reunião com ministros e militares Reprodução/Band

A investigação classifica internamente como um dos principais pontos do vídeo a fala do então chefe do gabinete de segurança institucional, general augusto heleno, que era um dos auxiliares de maior confiança de Bolsonaro. Ele fala em “virar a mesa”. 

“Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”, disse Heleno.

A defesa de Bolsonaro minimiza o impacto do vídeo da reunião, ao destacar essa fala do encontro de julho de 2022. O ex-secretário de comunicação de Bolsonaro e um dos advogados do ex-presidente, Fábio Wajgarten, escreveu numa rede social que: “todas as opiniões do presidente são absolutamente públicas. Todas as opiniões, comentários fazem parte da democracia. Ficou absolutamente claro que o presidente condena e rejeita qualquer uso da força”, escreveu.

Durante toda a reunião, Bolsonaro cobrava que os ministros entrassem em sintonia com o discurso que colocava em xeque a atuação do tribunal superior eleitoral. E tinha a intenção de disseminar as suspeitas com representantes de outros países.

“Tá na nossa cara, a guerra de papel e caneta a gente não vai ganhar essa guerra, a gente tem que ser mais contundente, vou começar a ser com os embaixadores”.

Dias depois, Bolsonaro, de fato recebeu embaixadores. E, mais uma vez, divulgou teses de fraude nas urnas eletrônicas, sem provas. A Polícia Federal vê nesse vídeo indícios de que um plano para um golpe de estado estaria em curso. 

Para a investigação, ele se soma às mensagens apreendidas, trocadas entre integrantes da cúpula bolsonarista, consideradas peças-chave para o inquérito. A investigação não descarta convocar para depoimento todos que participaram da reunião ministerial.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália e deve ser extraditada para o Brasil

Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a...

Carla Zambelli é localizada e presa na Itália, informa Polícia Federal

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29). A informação foi confirmada pela Polícia...

Guadalupe vai realizar II Jornada Pedagógica no dia 1º de agosto voltada à inclusão e formação docente

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove na próxima sexta-feira, 1º de...

Idoso morre carbonizado em incêndio na zona rural de Castelo do Piauí

Informações preliminares apontam que a vítima ateou fogo em folhas secas no quintal de sua propriedade e as chamas...
spot_img

Governo quer acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a CNH

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação atualmente, e outros...

Transporte escolar de Floriano segue indefinido apesar de licitação de R$ 7 milhões

A licitação aberta pela Prefeitura de Floriano para contratação de empresa responsável pelo transporte escolar, no valor superior a...
spot_img

Posts Recomendados