Virose da mosca: chuvas podem causar aumento da proliferação de insetos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além das moscas, o acúmulo de lixo cria condições para a multiplicação do Aedes Aegypti e ratos.

Com a chegada das chuvas, nota-se o aumento no número de insetos, principalmente das moscas, em casa e em outros ambientes. Por isso, nesta época, é muito comum a transmissão de uma virose transmitida pelas moscas, que causam muito mal à saúde.

A casa da dona Francisca, na Vila da Paz, na zona sul de Teresina, fica perto de um lixão. Ela conta à TV Clube que ela e a família já sentiram as consequências da virose. “Muitas moscas mesmo, que vem desse lixão e vai para nossa comida, nós comemos e adoecemos. Muita febre, vômito, dores de cabeça e diarreia”, afirma dona Francisca.

Segundo o Ministério da Saúde, só em 2022, mais de cinco milhões de brasileiros recorreram à rede pública hospitalar para tratar a chamada virose da mosca.

A doença integra a lista das chamadas doenças diarreicas, transmitidas pelo inseto que se utiliza de situações para se reproduzir. Lixões ao ar livre, por exemplo, favorecem a reprodução de moscas, mosquitos e outros insetos.

O biólogo Jalison Rego, destaca que a retirada do lixo e também manter os locais limpos são estratégias essenciais para evitar insetos que possam ser agentes transmissores de patógenos; organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro.

Além das moscas, o acúmulo ou destinação inadequada de lixo criam condições para proliferação do Aedes Aegypti e de ratos, seres que transmitem outras doenças grave. No caso do mosquito, existe o perigo do aumento de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Já a leptospirose vem da água contaminada pela urina do rato, passiva de transmissão da bactéria e adoecimento infeccioso e febril aguda.

O biólogo dá dicas que soluções à base de álcool e cravo da Índia, o popular Cravinho, também ajudam a controlar as pragas. Mas em situações de grandes infestações, é aconselhado a contratação de empresas de dedetização.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...
spot_img

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...

Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA A declaração...
spot_img

Posts Recomendados