Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

W. Dias pede que prefeitos sigam plano unificado para retorno das atividades ou haverá filas de caixões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Até o início da tarde desta terça-feira (9), dez cidades retomaram as atividades econômicas, segundo a Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

O governador Wellington Dias (PT) criticou nesta terça-feira (9) os municípios que flexibilizaram as medidas de isolamento social, desobedecendo aos decretos do governo e o Pacto de Retomada Organizada (Pro Piauí). Até o início da tarde, dez cidades retomaram as atividades econômicas, segundo a Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

Governador Wellington – Foto: Lucas Dias

Wellington Dias lembrou que no início do isolamento social alguns municípios resistiram e que o governo agiu após parceria com a Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público.

“Eu falo para os prefeitos, que na hora que tiver uma fila de caixões e abrindo valas nos seus cemitérios, eu quero saber quem vai aparecer ali pra lhe defender. É isso que estamos tratando, o que estamos fazendo têm uma lógica e temos a condição de seguir de quem conhece o setor, dos especialistas. Entramos e vamos sair juntos. O que custa esperar mais alguns dias e salvar vidas?Quanto vale uma vida?”, declarou.

Dias defendeu um plano unificado para retomada das atividades de forma planejada e organizada. Para isso, ele garantiu que vem tentando um diálogo com os prefeitos para seguir as medidas do governo, mas não descartou que em breve a decisão caberá ao judiciário.

“Defendo que a gente mantenha a linha da integração conjunta. Porque nós não somos uma ilha, não há nenhum município no Piauí que pode dizer que ali não tem coronavírus ou está controlado. Por isso a gente tem que trabalhar com a ciência. Aqui é vida, tem economia, mas se não tiver vida?”, comentou.

Segundo Wellington Dias, a flexibilização desordenada pode causar um colapso no sistema de saúde. Ele tratou a situação como injusta para os demais municípios que estão cumprindo as medidas de isolamento social.

“Uma decisão dessa as pessoas adoecem, precisam de internação e a rede de saúde entra em colapso. Aquela região que não cumpriu as medidas vai prejudicar a rede hospitalar dos que cumpriram. Então não é justo”, disse.

Flexibilização de alguns setores

Na segunda-feira (8), o governador do Piauí assinou um decreto que autoriza os setores da saúde, construção civil e automotivo a iniciar as adequações e criação de protocolos para a retomada de atividades no Piauí. A partir disso, segundo o Wellington Dias, cerca de 5% do funcionamento da economia será retomado no estado, caso todas cumpram os requisitos mínimos para o retorno.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Por Catarina Costa, G1 PI

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula exibe cartaz que pede ‘taxação dos super ricos’ em manifestação

O petista compartilhou foto do ato em suas redes sociais, ao lado da primeira dama Janja. O presidente Luiz Inácio...

Jerumenha decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito Adão de Sousa Reis

Por Gleison Fernandes. Faleceu na última terça-feira, 1º de julho, aos 95 anos, o ex-prefeito de Jerumenha, Adão de Sousa...

OMS pede pelo aumento nos preços de álcool, tabaco e açúcar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está pressionando os países a aumentarem os preços das bebidas açucaradas, do álcool...

Jovem é assassinada com arma de fogo dentro de restaurante em Floriano

O suspeito fugiu logo após o crime e ainda não foi localizado. Uma adolescente identificada como Krislânia Bispo Pereira, de...
spot_img

Prefeito Jesse James entrega 100 itens de reabilitação a moradores com deficiência ou mobilidade reduzida em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 2...

“Se eu não entrar com recurso, se não for à Suprema Corte, não governo mais o país”, diz Lula sobre IOF

Para o presidente, Motta descumpriu acordo feito sobre o decreto do imposto: "Cada macaco no seu galho. Ele legisla,...
spot_img

Posts Recomendados