W. Dias pede que prefeitos sigam plano unificado para retorno das atividades ou haverá filas de caixões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Até o início da tarde desta terça-feira (9), dez cidades retomaram as atividades econômicas, segundo a Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

O governador Wellington Dias (PT) criticou nesta terça-feira (9) os municípios que flexibilizaram as medidas de isolamento social, desobedecendo aos decretos do governo e o Pacto de Retomada Organizada (Pro Piauí). Até o início da tarde, dez cidades retomaram as atividades econômicas, segundo a Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

Governador Wellington – Foto: Lucas Dias

Wellington Dias lembrou que no início do isolamento social alguns municípios resistiram e que o governo agiu após parceria com a Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público.

“Eu falo para os prefeitos, que na hora que tiver uma fila de caixões e abrindo valas nos seus cemitérios, eu quero saber quem vai aparecer ali pra lhe defender. É isso que estamos tratando, o que estamos fazendo têm uma lógica e temos a condição de seguir de quem conhece o setor, dos especialistas. Entramos e vamos sair juntos. O que custa esperar mais alguns dias e salvar vidas?Quanto vale uma vida?”, declarou.

Dias defendeu um plano unificado para retomada das atividades de forma planejada e organizada. Para isso, ele garantiu que vem tentando um diálogo com os prefeitos para seguir as medidas do governo, mas não descartou que em breve a decisão caberá ao judiciário.

“Defendo que a gente mantenha a linha da integração conjunta. Porque nós não somos uma ilha, não há nenhum município no Piauí que pode dizer que ali não tem coronavírus ou está controlado. Por isso a gente tem que trabalhar com a ciência. Aqui é vida, tem economia, mas se não tiver vida?”, comentou.

Segundo Wellington Dias, a flexibilização desordenada pode causar um colapso no sistema de saúde. Ele tratou a situação como injusta para os demais municípios que estão cumprindo as medidas de isolamento social.

“Uma decisão dessa as pessoas adoecem, precisam de internação e a rede de saúde entra em colapso. Aquela região que não cumpriu as medidas vai prejudicar a rede hospitalar dos que cumpriram. Então não é justo”, disse.

Flexibilização de alguns setores

Na segunda-feira (8), o governador do Piauí assinou um decreto que autoriza os setores da saúde, construção civil e automotivo a iniciar as adequações e criação de protocolos para a retomada de atividades no Piauí. A partir disso, segundo o Wellington Dias, cerca de 5% do funcionamento da economia será retomado no estado, caso todas cumpram os requisitos mínimos para o retorno.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Por Catarina Costa, G1 PI

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pelo menos 39 pessoas morreram em grave acidente na BR-116 em Minas Gerais

A empresa de ônibus EMTRAM divulgou a lista com o nome das vítimas nas redes sociais; seis pessoas seguem...

Rafael Fonteles confere in loco o funcionamento do Programa Saúde Digital no Hospital Municipal de Bertolínia

Implantado pela Secretaria de Saúde em agosto, o programa permite o acesso da população local a teleconsultas em dez...

Por que a BR-116, palco do acidente que matou 38 em Minas, é a rodovia mais letal do Brasil

Acidente envolvendo ônibus, carreta e carro deixou ao menos 38 mortos. Para especialista, rodovia que liga Ceará ao Rio...

Com forte resfriado, papa Francisco fará sermão de domingo em casa

Decisão foi tomada por causa do clima frio em Roma O papa Francisco, que acabou de completar 88 anos, está...
spot_img

Presidente Lula informa aos ministros que fará trocas no 1º escalão

Ele tem sido pressionado por aliados do Congresso a fazer mudanças a partir da eleição para presidentes da Câmara...

Acredita no Primeiro Passo supera meio bilhão em microcrédito em mais de 56 mil operações em 2024

Iniciativa promove inclusão socioeconômica e amplia acesso ao emprego e ao empreendedorismo com parcerias estratégicas em todo o Brasil O...
spot_img

Posts Recomendados