Wellington defende combustíveis mais baratos, mesmo cobrando o maior imposto do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Relatório recente da ANP mostrou que a gasolina mais cara do Brasil é no Piauí, uma das causas é a alta carga tributária, 31% vai para os cofres do governo petista.

Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena nesta segunda-feira, 11 de outubro, o coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), defendeu a criação de um fundo de equalização dos combustíveis para que os preços possam ser controlados no Brasil.

Governador Wellington Dias – PT

De acordo com o líder piauiense, a medida foi utilizada até o início da gestão Michel Temer e suaviza as variações do dólar e do petróleo.

Wellington destacou que a medida está sendo estudada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e é defendida pelos governadores e entidades municipalistas.

“Estamos numa defesa, e foi importante na semana passada por duas razões: primeiro, o ministro Paulo Guedes pela primeira vez reconheceu e disse que há um estudo em andamento para voltar a capitalização de equalização do combustível, até 2016 o Brasil sempre teve variação cambial, sempre teve variação no preço do barril do petróleo, porque tinha um impacto menor nos produtos do Brasil? Porque o Brasil não internacionalizava os preços, se o preço subia na Europa o que o Brasil tinha a ver com isso, se o Brasil é autossuficiente em petróleo, então com base numa regra simples, tinha a CIDE que gerava uma receita e ali desse dinheiro você usava uma parte para a manutenção das rodovias, e uma outra parte formava uma poupança para esse fundo de equalização dos combustíveis, dos derivados do petróleo, foi assim até o início do Governo Temer, onde ali houve uma mudança”, disse.

Segundo o líder piauiense, essa é a saída emergencial, até que a reforma tributária seja aprovada no Congresso Nacional. “Estamos assumindo a responsabilidade da defesa da Reforma Tributária que vai além, ela faz reduzir o custo em até 25%. Com o fundo de equalização que se o Ministro fizer para hoje, o resultado já vem amanhã, essa é a saída emergencial”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados