Wellington Dias aumenta restrições no Piauí; veja o que muda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A partir de quinta-feira algumas atividades serão impactadas, supermercados e postos, porém, fecham só sábado e domingo.

Em transmissão ao vivo na terça-feira, 30 de junho, o governador Wellington Dias (PT) anunciou novas medidas de contenção do novo coronavírus no Piauí. As regras mais rígidas de isolamento terão início na próxima quinta-feira (02), seguindo até o domingo (05). Dentre as mudanças sinalizadas está novamente o fechamento de supermercados e postos no sábado (04) e no domingo (05), nos demais dias estes estabelecimentos continuam funcionando.

“Adotamos medidas para na última sexta, sábado e domingo, e agora novas medidas para a redução das atividades em funcionamento na quinta, sexta, sábado e domingo. Aquelas atividades que deixavam de funcionar só no domingo, agora também no sábado. E na quinta medidas restritivas para outras áreas. Combustíveis, supermercados, mercadinhos, funcionam quinta e sexta, mas deixam de funcionar sábado e domingo, temos condições de garantir que algumas áreas essenciais funcionam”, disse.

O decreto contendo as vedações será publicado ainda hoje, assim, na quinta e sexta o impacto maior deve ser sobre o serviço público. Além disso, a fiscalização será rígida para evitar que haja uma circulação desnecessária nos municípios piauienses.

A partir de quinta algumas atividades serão impactadas, supermercados e postos, porém, fecham só sábado e domingo.

“Na prática, a mudança é no sentido de áreas como postos de combustíveis, supermercados, que deixavam de funcionar só no domingo, agora param também sábado e domingo. Queremos chegar a um índice de adesão a este isolamento social neste período porque ele é fundamental que ele é um passo que queremos dar dia 06”, afirmou.

Com a retomada econômica no dia 06, Wellington Dias sinalizou que acertou com as Prefeituras a unificação dos protocolos para alguns setores, como é o caso da construção civil. “Acordamos com os 224 municípios para uniformizar nossos decretos para áreas como a construção civil. Estamos publicando também o decreto para área das clínicas, somando-se ao setor da saúde”, destacou.

Regionais de saúde serão classificadas por risco

O governador vem pautando a pactuação de medidas com os municípios, para que não haja incongruências com as ações destacadas pelo Governo. Assim, as oito regionais de saúde serão classificadas por risco, de modo a analisar com afinco quais estão em condições para avançar mais na flexibilização e quais ainda exigem virtual atenção.

“Destaco ainda que com esse regramento a partir do dia 06 de julho vamos publicar as etapas, vamos entrar numa fase nova onde vamos assegurar as pessoas muita clareza de como será o regramento. Nas oito regiões do estado vamos fazer uma classificação de risco, precisamos alcançar uma redução da transmissibilidade para que haja uma situação de médio/baixo risco, com base na medição da última semana ainda estava em nível elevado. Vamos definir com os municípios os critérios, setor varejista, educação, igrejas”, afirmou.

O líder piauiense sintetizou que a retomada econômica será analisada periodicamente, onde os técnicos farão o estudo se as medidas prejudicaram ou não a resposta da gestão à pandemia, assim, há a possibilidade de recuo caso os índices epidemiológicos piorem.

“Dia 06 construção civil, madeiras, produção mineral, o objetivo é que tenhamos a partir desta liberação um poder para que os municípios a partir daquela regional de saúde possa adotar suas medidas, no sentido de garantir retomada organizada, sabendo que a qualquer momento tivermos uma situação de crescimento da infecção podemos ter que dar passos para trás. Libera dia 06, avalia dia 13; e no dia 21 e 22 já estaremos avaliando se passamos para a fase seguinte”, complementou.

Com informações do Meionorte.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com PP na mira do PT, deputado Júlio César intensifica articulação para o Senado

O PSD trabalha para não correr riscos na indicação de Júlio César na composição majoritária governista Um possível acordo nacional...

Parcela única ou 1ª parte do 13º salário devem ser pagas até sexta

Por lei, o prazo para o pagamento do 13º salário é dia 30 de novembro, que neste ano cai...

Três em cada quatro trabalhadores atuam 40 horas por semana ou mais no Brasil

Apesar da média nacional ser de 39,2 horas, muitos trabalhadores excedem isso. No Brasil, aproximadamente 75% dos trabalhadores têm uma...

Eleição: Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai

Candidato de centro-esquerda é pupilo do ex-presidente Mujica; ele derrotou Álvaro Delgado, de centro-direita O ex-prefeito do município de Canelones,...
spot_img

Fantástico: “Vamos pro vale tudo’: áudios exclusivos mostram militares falando sobre trama golpista

Segundo a investigação da Polícia Federal, Mario Fernandes, general da reserva e ex-número 2 da Secretária-Geral da Presidência, foi...

Marcelo Castro não descarta Ciro Nogueira na chapa de Rafael Fonteles em 2026

O senador disse que se o PP se aliar ao Governo Lula, " seria um dos candidatos do Rafael". O...
spot_img

Posts Recomendados