Wellington Dias defende trabalho conjunto na luta contra a fome

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Expectativa é assinar termo de cooperação, em outubro, para assegurar e ampliar garantia de direitos sociais

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta segunda-feira (26.08), do Encontro Nacional de Atuação do Ministério Público em Apoio Comunitário, Inclusão e Participação Sociais, Combate à Fome e à Pobreza. O evento, realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), tem o objetivo de debater ações de fortalecimento voltadas ao apoio comunitário e a inclusão social.

Ao tratar das políticas públicas de combate à insegurança alimentar e à miséria, o ministro defendeu a integração de ações como “combustível” para vencer esses desafios. “Entender a pobreza vai além da fome e da renda. É preciso enxergar o ser humano de maneira completa, assegurando dignidade em todas as esferas de suas necessidades”, ponderou Wellington Dias.

A expectativa é que, em outubro, seja assinado um termo de cooperação para alcançar e garantir direitos sociais a quem mais precisa. “A ideia é criar um protocolo de cooperação que permita a colaboração entre o Ministério Público, Defensoria Pública, MDS, SUAS e a Rede de Segurança Alimentar, com o objetivo de receber apoio financeiro e técnico para fortalecer iniciativas. Essa parceria visa ampliar o alcance e impacto das ações realizadas em conjunto”, explicou o ministro.

No evento, o titular do MDS falou sobre a transferência de renda proporcionado pelo Bolsa Família, o complemento alimentar do Cozinha Solidária, assim como a dinâmica do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que favorece o fornecimento de alimentos a quem precisa e fomenta a agricultura familiar.

“Para organizar essas ações, temos um Cadastro Único, eficiente, com todas as informações e características de cada família. A partir da transferência de renda do Bolsa Família, a economia começa a girar onde os mais pobres vivem, e isso tem um efeito social e econômico na comunidade”, ressaltou.

Na ocasião, em Belo Horizonte (BH), foram celebrados os 15 anos do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), destacando o papel do órgão na promoção de políticas públicas voltadas ao combate à fome e à pobreza no Brasil.

As procuradorias contam com fundos para promover o desenvolvimento social de forma mais eficaz. A proposta é que se estabeleça um plano de trabalho que possibilite a alocação de recursos para a proteção básica, assistência social e combate à fome e à pobreza. O secretário de Assistência Social, André Quintão, também participou da mesa de abertura do encontro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...

DENÚNCIA: Lobista de sentenças fez repasses à faculdade da família do governador Rafael Fonteles e a novo desembargador

Instituição de ensino gerida pela mãe do governador diz que valores recebidos dizem respeito a patrocínio de evento; procurados,...

Gestão Lula caminha para terminar mandato com dívida maior que a prevista

O arcabouço fiscal, não conteve o avanço das despesas obrigatórias. O presidente Lula (PT) caminha para encerrar o mandato com...
spot_img

STF tem placar de 3 votos a 0 contra marco temporal

Cristiano Zanin registrou seu voto em plenário virtual O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou mais um voto pela inconstitucionalidade do marco...

Deputado do PT diz que Zezé Di Camargo precisa de “tratamento psiquiátrico”; entenda o caso

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo criticou a emissora e as filhas de Silvio Santos após Lula comparecer ao...
spot_img

Posts Recomendados