Wellington Dias defende trabalho conjunto na luta contra a fome

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Expectativa é assinar termo de cooperação, em outubro, para assegurar e ampliar garantia de direitos sociais

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta segunda-feira (26.08), do Encontro Nacional de Atuação do Ministério Público em Apoio Comunitário, Inclusão e Participação Sociais, Combate à Fome e à Pobreza. O evento, realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), tem o objetivo de debater ações de fortalecimento voltadas ao apoio comunitário e a inclusão social.

Ao tratar das políticas públicas de combate à insegurança alimentar e à miséria, o ministro defendeu a integração de ações como “combustível” para vencer esses desafios. “Entender a pobreza vai além da fome e da renda. É preciso enxergar o ser humano de maneira completa, assegurando dignidade em todas as esferas de suas necessidades”, ponderou Wellington Dias.

A expectativa é que, em outubro, seja assinado um termo de cooperação para alcançar e garantir direitos sociais a quem mais precisa. “A ideia é criar um protocolo de cooperação que permita a colaboração entre o Ministério Público, Defensoria Pública, MDS, SUAS e a Rede de Segurança Alimentar, com o objetivo de receber apoio financeiro e técnico para fortalecer iniciativas. Essa parceria visa ampliar o alcance e impacto das ações realizadas em conjunto”, explicou o ministro.

No evento, o titular do MDS falou sobre a transferência de renda proporcionado pelo Bolsa Família, o complemento alimentar do Cozinha Solidária, assim como a dinâmica do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que favorece o fornecimento de alimentos a quem precisa e fomenta a agricultura familiar.

“Para organizar essas ações, temos um Cadastro Único, eficiente, com todas as informações e características de cada família. A partir da transferência de renda do Bolsa Família, a economia começa a girar onde os mais pobres vivem, e isso tem um efeito social e econômico na comunidade”, ressaltou.

Na ocasião, em Belo Horizonte (BH), foram celebrados os 15 anos do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), destacando o papel do órgão na promoção de políticas públicas voltadas ao combate à fome e à pobreza no Brasil.

As procuradorias contam com fundos para promover o desenvolvimento social de forma mais eficaz. A proposta é que se estabeleça um plano de trabalho que possibilite a alocação de recursos para a proteção básica, assistência social e combate à fome e à pobreza. O secretário de Assistência Social, André Quintão, também participou da mesa de abertura do encontro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados