Cidades Wellington Dias sanciona lei que reconhece existência de povos...

Wellington Dias sanciona lei que reconhece existência de povos originários

-

A nova norma reconhece formal e expressamente a existência de povos indígenas nos limites de sua extensão territorial do Estado do Piauí.

Em um processo de reconhecimento e fortalecimento dos povos originários indígenas, o governador Wellington Dias sancionou a Lei 7.389, publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí, no último dia 27. A nova norma reconhece formal e expressamente a existência de povos indígenas nos limites de sua extensão territorial do Estado do Piauí.

Essa é uma luta antiga dos povos originários e com a publicação da lei as políticas públicas conseguirão chegar de forma mais organizada e específica, ajudando com que eles possam manter a sua cultura tradicional.

O direito à identidade étnica poderá ser reconhecido a partir da autoidentificação como comunidade indígena, comprovada por meio de ata de assembleia da comunidade, convocada especificamente para essa finalidade, ou por meio de registros junto a Fundação Nacional do Índio – FUNAI, conforme o artigo 4º da referida Lei.

A Lei também trata sobre a regularização fundiária das terras utilizadas coletivamente por estas comunidades.

“Essa lei é um marco para o Piauí. Apesar de sermos o último estado do Nordeste a ingressar no circuito de emergências étnicas indígenas que se efetivou na região, a sua promulgação institucionaliza o que as pesquisas antropológicas já tinham registrado no estado do Piauí e contribui com a superação da vulnerabilidade dessas comunidades tradicionais, agravada pela ausência de políticas públicas que respeitem a especificidade indígena”, comentou Wellington Dias

Na oportunidade, o cacique Henrique, representante dos povos indígenas na reunião, destacou que a iniciativa é um passo importante para a construção de políticas públicas necessárias para a preservação das comunidades originárias. “Isso é muito importante para nós. Nós também temos muitas outras questões para resolver, como a regularização fundiária em preservação de terras tanto na região sul, onde o povo Gamela sofre a perseguição de grileiros, quanto no norte piauiense, onde os Tabajaras convivem com a incerteza de morarem em terras que não são consideradas suas. Outro ponto importante é valorização dos rituais dos nossos povos, os locais sagrados que nós temos, como nossas serras, nossa medicina, nossos olhos d’água, onde a gente convive com nossos encantados e respeita a forma de viver de cada um”, pontua.

Dados

Segundo a ONU, existem cerca de 370 milhões de indígenas em 90 países, o que representa em torno de 5% da população mundial. Trata-se de mais de 5 mil grupos diferentes que falam aproximadamente 7 mil línguas. No Brasil, de acordo com dados do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, há 896,9 mil indígenas presentes em todos os estados brasileiros. São 305 etnias, que falam 274 línguas. Há ainda um grande número de povos isolados, não contabilizados pelo Censo. O Brasil tem a maior concentração de povos isolados conhecida no O último senso demográfico do IBGE sobre a população indígena realizado em 2010 revelou que existem cerca de 3 mil índios no estado do Piauí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Teresina atinge 75% de ocupação de UTI para Covid e Sesapi anuncia ampliação de leitos

Para o superintendente da Sesapi, o aumento de contaminação e taxa de ocupação dos leitos de UTIs é um...

Regras para o Fies do segundo semestre de 2021 é anunciada pelo MEC

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União, as regras...

México supera 150.000 mortos por covid-19

O México registrou 659 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando a barreira de 150 mil mortes pela...

Aposentados do INSS começam a receber benefícios com reajuste

Calendário de pagamentos segue número final de cartão do beneficiário. A partir da segunda-feira (25), aposentados e pensionistas do Instituto...

Maior salário da TV, Faustão deixará a Globo em dezembro deste ano

Na emissora há 32 anos, Fausto Silva é dono do maior salário da TV brasileira - cerca de R$...

Guadalupe recebe mais 60 doses, agora do imunizante AstraZeneca, para ampliar o número de profissionais da Saúde vacinados

De acordo com a prefeita Neidinha Lima, esse segundo lote será utilizado para imunizar 30 profissionais de saúde do...

Posts Recomendados