William Bonner anuncia saída do JN e Globo confirma César Tralli como novo âncora ao lado de Renata Vasconcellos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Jornal Nacional completa 56 anos nesta segunda-feira (1º) e a edição de aniversário marcará também a despedida de William Bonner da bancada. O jornalista permanecerá à frente do telejornal até 3 de novembro, quando César Tralli assumirá a apresentação ao lado de Renata Vasconcellos.

Bonner se despede após quase três décadas como âncora — 29 anos de apresentação e 26 também acumulando o cargo de editor-chefe. A partir de 2025, passará a integrar o Globo Repórter, ao lado de Sandra Annenberg. A chefia de redação do JN ficará sob responsabilidade de Cristiana Sousa Cruz, editora-chefe adjunta do programa nos últimos seis anos.

César Tralli, Renata Vasconcellos e William Bonner – Foto: TV Globo

As mudanças envolvem ainda outros telejornais da Globo. Roberto Kovalick foi escolhido para comandar o Jornal Hoje, enquanto Tiago Scheuer ficará à frente do Hora Um.

Segundo a emissora, a transição começou a ser discutida há cinco anos, atendendo ao desejo de Bonner de reduzir a carga de trabalho e se afastar das funções executivas.

“Esse aniversário do JN não tem número redondo, lançamento de livro, série especial de reportagens. E, mesmo assim, foi o que consumiu mais tempo pra ser preparado. Foram cinco anos, desde a minha primeira conversa com a direção do jornalismo sobre o desejo de reduzir a carga horária e as responsabilidades exigidas pela chefia e pela apresentação do JN. Precisamos superar a fase crítica da pandemia, arquitetar sucessões e preparar sucessores até a data do anúncio das novidades. (…) São 29 anos e quatro meses de JN. Exatos 26 anos como chefe da equipe de editores, comandando reuniões, avaliando pautas, planejando edições, apresentando as notícias a milhões”, disse Bonner. “Ser recebido pelo Globo Repórter me deixa honrado e gratíssimo. (…) O Tralli receberá o carinho e o apoio merecidíssimo que o time do JN sabe compartilhar. E terei prazer de continuar colhendo até lá.”

César Tralli afirmou receber a missão com orgulho e serenidade. “Me sinto extremamente honrado. E ao mesmo tempo desafiado pela responsabilidade desta nova função. (…) Agora, nunca jamais me passou pela cabeça suceder o William. Meu foco sempre foi o presente. Cumprir muito bem-feito minhas atribuições. Sou muito exigente comigo mesmo. Espero, portanto, honrar a nova missão no JN.”

Renata Vasconcellos destacou a parceria de mais de dez anos com Bonner e deu boas-vindas ao novo colega de bancada. “Depois de mais de uma década de parceria incansável com William Bonner na bancada do Jornal Nacional, é com um imenso prazer que eu recebo César Tralli nessa nova etapa. (…) Ao Bonner, minha gratidão emocionada pela confiança, pelo aprendizado e pela inspiração. (…) Ao Tralli, minhas boas-vindas com a certeza confortante do que virá: parceria dedicada, competente e cheia de sensibilidade.”

Cristiana Sousa Cruz, que assume a chefia do JN, classificou a mudança como a realização de um sonho profissional. “Assumir o comando do Jornal Nacional é uma grande honra. (…) Agradeço muito à Globo por esta oportunidade tão honrosa. Muito obrigada à direção de Jornalismo, pela confiança. Minha gratidão e meu carinho especial ao Bonner, amigo da vida toda, meu parceiro de trajetória. Obrigada, obrigada. Brilhe muito no Globo Repórter, ao lado da nossa amiga querida e multitalentosa Sandra Annenberg.”

Sandra também celebrou a chegada de Bonner ao novo programa. “Estou muito feliz com a chegada do William ao Globo Repórter! Somos amigos de longa data e voltaremos a trabalhar juntos. A vinda dele vai acrescentar muito à equipe e, claro, ao programa.”

Outras mudanças

Kovalick, que assumirá o Jornal Hoje, lembrou sua relação com o telejornal. “Vou ter a oportunidade de colaborar com o jornal usando tudo que aprendi ao longo da minha carreira de repórter, como correspondente durante 10 anos, e também como apresentador e editor-chefe do H1. Tenho uma longa relação com o JH e muito carinho pelo jornal.”

Já Tiago Scheuer, futuro apresentador do Hora Um, falou sobre a responsabilidade de abrir o dia de notícias. “Estou muito feliz em assumir mais este desafio, podendo dar bom dia aos brasileiros e noticiar como todas as regiões estão amanhecendo. (…) É uma grande responsabilidade, ao lado de uma equipe engajada, dar o pontapé inicial nas notícias pelos quatro cantos do país.”

O diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ricardo Villela, destacou o cuidado da emissora no planejamento das mudanças. “Na Globo, mudanças dessa magnitude são planejadas com um foco prioritário: nossa conexão com os brasileiros. (…) É reconfortante olhar para o time da Globo e encontrar os profissionais com o talento, a experiência, o compromisso com os valores do jornalismo profissional e a história de diálogo com o público essenciais a esse papel fundamental.”

Até novembro, Bonner permanece à frente do JN. Os próximos dois meses serão destinados à adaptação e às definições de substituições na GloboNews.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Coren Capacita realiza ação de qualificação em Bertolínia e reúne profissionais da Enfermagem e do Samu

O município de Bertolínia recebeu, na quinta-feira (11), uma ação do Programa Coren Capacita, iniciativa do Conselho Regional de...

Deputado Júlio César participa de momento religioso durante festejos da padroeira de Guadalupe

O deputado federal Júlio César participou, na noite da última quinta-feira, 11 de dezembro, do novenário de Nossa Senhora...

Após repercussão nacional com tantas pesquisas eleitorais no Piauí, procurador dá parecer favorável ao Progressistas

Parecer destaca impacto de levantamentos em Teresina e reforça necessidade de fiscalização pública, mesmo fora do período eleitoral Em parecer...

Deputado Dr. Marcus Kalume participa de formatura do Alfabetiza Piauí em Floriano; veja o vídeo

Deputado celebra conquista de 40 alunos em Floriano e ressalta impacto social da iniciativa, com ênfase na inclusão de...
spot_img

Alexandre de Moraes anula decisão da Câmara e determina perda do mandato de Carla Zambelli

Ministro decidiu suspender decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli à revelia de decisão do STF O ministro Alexandre...

Hugo Motta pode responder a crime de desobediência se não cumprir ordem de Alexandre de Moraes em 48h

Presidente da Câmara sofre novo desgaste por ter permitido que plenário votasse manutenção do mandato de Carla Zambelli, descumprindo...
spot_img

Posts Recomendados