14 municípios já aderiram ao Observatório e ao aplicativo Piauí Turismo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O projeto piloto do Observatório e do aplicativo Piauí Turismo prevê a participação de até 30 municípios, dos quais 14 já aderiram integralmente às plataformas.

A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) dá mais um passo estratégico para o fortalecimento do setor turístico. Um total de 14 municípios piauienses já aderiu ao Observatório de Informações Turísticas e ao aplicativo Piauí Turismo, iniciativas inéditas que integram as metas prioritárias do Governo do Estado.

Crédito: André Pessoa

As cidades que confirmaram adesão são: Batalha, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Castelo do Piauí, Corrente, Floriano, Ilha Grande, Oeiras, Pedro II, Santa Cruz dos Milagres, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Demerval Lobão.

O projeto piloto do Observatório e do aplicativo Piauí Turismo prevê a participação de até 30 municípios, dos quais 14 já aderiram integralmente às plataformas. Os demais municípios convidados ainda poderão confirmar adesão, fortalecendo a rede de informações turísticas no estado.

O Observatório de Informações Turísticas será responsável por reunir, organizar e disponibilizar dados socioeconômicos sobre o turismo no Piauí, como geração de emprego, faturamento do setor, movimentação de visitantes e outros indicadores. A iniciativa dará suporte a gestores públicos e empreendedores, oferecendo uma base sólida para o planejamento, a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável do turismo.

Em reunião realizada nesta semana, o secretário de Turismo, Daniel Oliveira, esteve com a Diretoria de Informações da Setur e com o vice-reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Vicente Borges, para alinhar os próximos passos do lançamento. Paralelamente, o Governo do Estado também lançará o aplicativo Piauí Turismo, integrado ao Observatório. A plataforma permitirá que os visitantes tenham acesso direto e atualizado aos principais atrativos do estado, bem como informações sobre hotéis, pousadas, bares e restaurantes, garantindo praticidade e qualidade na experiência turística desde a chegada ao Piauí.

De acordo com o Coordenador de Sistemas, Inteligência Artificial e Tecnologias da Setur, Hiaggo Maciel, a iniciativa traz um novo patamar de modernização para o setor. “O aplicativo vai modernizar a coleta e o acesso a dados turísticos, permitindo que gestores, visitantes e empreendedores tenham informações em tempo real. É um recurso que fortalece a inteligência do turismo e impulsiona a tomada de decisões estratégicas”, destacou.

Com a adesão inicial de 14 municípios e a previsão de chegar a 30 nesta primeira fase, o Observatório e o aplicativo Piauí Turismo representam um marco na gestão do setor, ampliando a capacidade do estado de se posicionar como um destino competitivo, inovador e sustentável, consolidando o Piauí no cenário nacional e internacional.

“O Observatório e o aplicativo Piauí Turismo são instrumentos fundamentais da nossa política pública para o setor. Eles vão aperfeiçoar a gestão, integrar os municípios e ampliar o potencial turístico do Estado, com informações confiáveis para empreendedores, gestores e turistas. Com essas ferramentas, fortalecemos o turismo como vetor de desenvolvimento, capaz de gerar mais emprego, renda e oportunidades para todos os piauienses.”, declara o secretário de Turismo, Daniel Oliveira.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados