15 minutos de exercícios são o suficiente para melhorar o humor e ansiedade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A pesquisa mostra que o cérebro dos seres humanos necessita da movimentação do corpo. O órgão é responsável por controlar o corpo e precisa estar ativo.

O número mágico é uma porção de tempo: 15 minutos e 9 segundos. De acordo com uma pesquisa que analisou 37 mil pessoas de 16 países, esse é o lapso temporal necessário de exercícios por dia para aliviar a ansiedade, depressão e melhorar o humor. A verdade é que o estudo mostra como mexer o corpo é importante para não só melhorar o físico, mas também beneficiar a saúde mental.

A pesquisa mostra que o cérebro dos seres humanos necessita da movimentação do corpo. O órgão é responsável por controlar o corpo e precisa estar ativo. Sendo assim, o sedentarismo é praticamente uma tortura para a máquina que o restante da fisiologia corporal. E não, isso não quer dizer que você precisa fazer apenas os 15 minutos. Mas é o mínimo para promover bem-estar.

Exercícios para estimular o cérebro

O estudo liderado por Brendon Stubbs, do King’s College London, instituição do Reino Unido, mostra como os exercícios atuam de modo semelhante a drogas contra a depressão e a ansiedade. A atividade física contribui de forma importa para os mecanimos neurobiológicos e psicossociais. Isso é o que aponta a State of Mind Index, pesquisa encomendada por uma empresa de itens esportivos do Japão.

A análise dos participantes do estudo foi feita com base em depoimentos e escaneamento facial. O estudo indica que todas as atividades físicas oferecem benefícios múltiplos para a saúde física e mental. A cognição e a inteligência emocional foram impactadas de forma importante e positiva.

O estudo mostrou que pouco mais de 15 minutos eram necessários quando era esperado pelo menos 30 minutos de exercícios. Mas verdade é que o potencial de movimentação e tão bom para o cérebre que o efeito neuroquímico é imedieto, impactando, inclusive, na memória, pois estimula o hipocampo e o córtex pré-frontal.

Efeito semelhante ao da maconha

De acordo com o estudo liderado por Stubbs, os exercícios físicos podem produzir um efeito analgésico, ansiolítico e antidepressivo comparável ao de usar maconha, que contém THC, por exemplo. Os exercícios liberaram hormônios como a dopamina e serotonina, que estão ligadas ao prazer e a regulação de mecanismos fisiológicos, como o sono, a fome e a ansiedade.

O aspeco físico também é levado em conta. O sistema imunológico, as defesas do corpo que protegem as pessoas de viroses, por exemplo, também é fortalecido. O potencial inflamatório do corpo também é reduzido com a prática diária de 15 minutos e 9 segundos de caminhada, por exemplo.

Pessoas mais velhas são mais ativas

A pesquisa do King’s College London trouxe mais surpresas do que os cientistas imaginavam. O estudo revela qe pessoas com mais de 57 anos são mais ativas que jovens entre 18 e 24 anos. A população mais madura é mais informada, e isso leva à busca pelas atividades físicas de forma mais expressiva. Já a juventude acha que é menos vulnerável aos efeitos do sedentarismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados