Estado terá este ano 367 locais de aplicação da prova, que serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro.
Foram definidas as estratégias de segurança para o Enem 2024, cujas provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro em todo o Brasil. No Piauí, 400 policiais farão a segurança nos 367 locais de aplicação do exame. O número foi definido durante reunião nesta manhã no Quartel do Comando Geral (QCG), da Polícia Militar.
A Força Tarefa que está sendo montada para o Enem 2024 conta ainda com a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Correios.
Em todo o Piauí cerca de 125 mil pessoas farão as provas do Enem 2024. As forças de Segurança do Estado garantirão a ordem nos locais de aplicação para que os candidatos façam os exames com tranquilidade, bem como acompanharão todas as etapas de aplicação do exame, desde a entrega das provas nos centros até recolhimento delas.
“Vamos atuar também no entorno dos centros de aplicação de provas, nas paradas de ônibus, utilizaremos o policiamento a pé, com motocicletas, com viaturas e as demais modalidades da Polícia Militar”, explicou o coronel Jacks Galvão, chefe da Diretoria Geral de Operações da PMPI.
Número de inscritos passou dos 5 milhões em 2024
O número de inscritos para o Enem em 2014 ultrapassou os 5 milhões segundo os dados do Ministério da Educação. Este é o maior número desde 2020. As provas serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro, dois domingos seguidos, com cadernos de prova contendo 45 questões cada um. Assim como nos anos anteriores, o Enem deste ano cobrirá quatro grandes áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais. Além delas, há ainda a prova dissertativa-argumentativa (redação).
O Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. A nota obtida no exame pode ser usada ainda para participar de programas de financiamento estudantil como o Prouni e o Fies.