Um levantamento da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso apontou que, no ano de 2023, Teresina registrou cerca de 170 medidas protetivas foram solicitadas contra agressores de idosos.
Um levantamento da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso apontou que, no ano de 2023, Teresina registrou cerca de 170 medidas protetivas foram solicitadas contra agressores de idosos. Desse número, 80% são agressores que possuem dependência química e possuem algum grau de parentesco com as vítimas.
A delegada adjunta da Delegacia do Idoso, Cassandra Moraes, explicou que a maioria dos agressores se encontram dentro do lar das vítimas, normalmente sendo filhos ou netos.
“São aquelas agressões do dia a dia, como injurias, ameaças e xingamentos diversos. A gente precisa que o idoso nos procure na delegacia para evitar que evolua para uma violência física e patrimonial, porque o dependente químico vai furtando e extorquindo os idosos, e precisamos frear isso”, destacou a delegada.
Conforme a delegacia, somente neste mês de janeiro de 2024, houve 14 medidas protetivas solicitadas pela Delegacia do Idoso. Para evitar isso, o idoso e a sociedade precisam estar conscientes dos tipos de agressões e como elas se consolidam para serem feitas as denúncias.
“O idoso e a comunidade tem que ter a consciência que o poder estatal e toda a estrutura do poder judiciária está do lado dele. A delegacia faz a visita domiciliar ao idoso e mostra os meios e instrumentos para protegê-lo. Uma vez que é solicitada, em 48 horas, essa medida protetiva decretada”, disse a delegada Casandra Moraes.
Veja como denunciar
O disque 100 é o principal canal de encaminhamento de denúncias de violência contra pessoas idosas. Estas denúncias são encaminhadas às unidades de atendimento do município onde são averiguadas as situações denunciadas.
Para quem presenciar algum tipo de violação contra a pessoa idosa, deve acionar o Disk Cidadania pelo telefone: 0800 280 5688.
Outra opção em Teresina é o próprio Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), localizado na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi)
– Telefone: 86 3222-4700
– Endereço: Rua Álvaro Mendes, 861, Ed. Clemente Fortes, no Centro de Teresina
Há também o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviço que tem como papel averiguar se há situação de risco ou violação de direitos – um serviço que atende por busca espontânea ou por encaminhamento de outros serviços.
– Telefone CREAS: (86) 3223-0712.
– Endereço: Rua João Virgílio, 1414 – Vermelha, Teresina.
As informações são do Clube News